GUERRA - Ataque suicida no Afeganistão mata 6 membros da Otan
21/12/2015 - 20:52 - ( Internacional )

Pelo menos seis membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) morreram e outras seis pessoas ficaram feridas em um ataque suicida com explosivos no Afeganistão nesta segunda-feira. O atentado, que aconteceu por volta das 13h30 no horário local (7h de Brasília), tinha como alvo tropas afegãs e internacionais e foi reivindicado por talibãs.

O coronel Michael Lawhorn, porta-voz da Otan no Afeganistão, afirmou que o terrorista implantou explosivos em uma moto e os detonou nas imediações do Aeroporto de Bagram, principal base militar dos EUA no país. O militar americano acrescentou que outros três membros da missão "ficaram feridos no ataque", mas não revelou a nacionalidade de nenhuma das vítimas.

Segundo o chefe de segurança da província de Parwan, onde aconteceu o atentado, Zia-ul-Rahman Sayedkhili, "o terrorista estava com um colete suicida em um moto repleta de explosivos e atacou uma patrulha conjunta" de forças afegãs e da Otan. "Três policiais afegãos ficaram feridos", acrescentou Sayedkhili.

O Talibã, que assumiu a autoria do ataque, divulgou um comunicado no qual dizia que o número de americanos mortos foi de 19. "Pouco depois do ataque, chegaram helicópteros americanos, cercaram a área e evacuaram seus mortos e feridos", diz a nota.
A Otan anunciou que manterá 12.000 soldados no Afeganistão ao longo de 2016, em sua operação de assessoria a forças afegãs. 

Os Estados Unidos, por sua vez, tem 9.800 soldados no país asiático, dos quais cerca da metade permanecerá além do final do mandato do presidente Barack Obama, em janeiro de 2017.

(Com agência EFE)

Fonte : ImagemNews.com.br    Autor : Veja.com