Rondônia, sexta-feira, 26 de maio de 2017
 
 

Aberta contratação para trabalhos de Inventário florestal no Sul | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Aberta contratação para trabalhos de Inventário florestal no Sul
6/3/2014 - 16:52 - ( Meio-Ambiente )

A realização do Inventário Florestal Nacional em toda a região Sul ganhará impulso com a contratação de empresas ou instituições para realizar a coleta de dados sobre os recursos florestais em parte dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Os editais, cada um para um estado, já estão abertos e recebem propostas até o dia 11 de abril. Ambos podem ser consultados no site da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que opera os recursos obtidos pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) com o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) para o Inventário na região.

Atividade
As empresas ou instituições serão contratadas para realizar uma das etapas mais importantes do IFN, que é o trabalho de campo. Essa atividade consiste, entre outras ações, na medição da altura e diâmetro de árvores, identificação das espécies existentes, coleta de amostras botânicas e de solo e realização de entrevistas com moradores próximos aos locais de medição.

No Paraná, esse levantamento deverá ser realizado em 237 pontos amostrais (locais previamente definidos à distância de 20 quilômetros uns dos outros), situados nas mesorregiões Oeste, Noroeste, Norte Central e Norte Pioneiro. O prazo para executar as atividades previstas na contratação é de 11 meses.

Já no Rio Grande do Sul, o trabalho deve ocorrer em 435 pontos amostrais nas mesorregiões Sudeste, Sudoeste, Centro Ocidental e Centro Oriental. Todas as ações que fazem parte desse trabalho deverão ser concluídas em 15 meses.

IFN
O IFN é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro com o objetivo de conhecer a qualidade e a quantidade dos recursos florestais brasileiros. É a primeira vez que o país realiza um amplo levantamento nacional de suas florestas.

Para garantir que a geração dessas informações seja contínua, o IFN será realizado a cada cinco anos. Dessa forma, o país conhecerá a situação das florestas e poderá monitorar e comparar dados ao longo do tempo, auxiliando a definir políticas públicas de uso e conservação.

Os inventários florestais nacionais são estratégias conhecidas mundialmente para a gestão eficiente de recursos florestais, uma vez que geram informações acuradas, atualizadas e precisas sobre as florestas naturais e plantadas e sua relação com os recursos ambientais associados, especialmente os recursos hídricos.


Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia