Rondônia, sexta-feira, 26 de maio de 2017
 
 

Empresas assinam contrato para manejo florestal em Saracá-Taquera | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Empresas assinam contrato para manejo florestal em Saracá-Taquera
27/3/2014 - 12:13 - ( Meio-Ambiente )

As empresas Ebata Produtos Florestais Ltda. e Samise Indústria, Comércio e Exportação Ltda. assinaram ontem, 25/03, contrato com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para realizar manejo em duas áreas da Florestal Nacional (Flona) Saracá-Taquera, no noroeste do Pará. Os contratos têm duração de 40 anos e irão permitir que a produção de madeira da Flona aumente em mais de 100%, chegando a 80 mil metros cúbicos por ano.

Os contratos prevêem regras para garantir a sustentabilidade da atividade, os valores a serem repassados ao governo por metro cúbico de madeira produzida, além dos investimentos que devem ser realizados em infra-estrutura e nas comunidades locais.

As empresas mostraram-se otimistas com a formalização dos contratos. O proprietário da Ebata Produtos Florestais Ltda., Leônidas de Souza, que já realiza o manejo florestal em uma unidade de 30 mil hectares da mesma Flona e recebeu permissão para atuar em outra área de cerca de 30 mil hectares, afirmou estar bastante confiante no processo de concessão florestal. “Buscamos a concessão desde o primeiro momento. Com a assinatura deste segundo contrato temos a segurança de que poderemos investir e trabalhar na mesma área por 40 anos”, afirmou.

O proprietário da Samise, Alcides Gave, que recebeu permissão para manejar uma área de aproximadamente 60 mil hectares, também destacou a segurança que o processo de concessão proporciona. “Optamos por essa parceria com o governo para termos um horizonte maior à frente. Ao trabalhar em uma área pública temos a autorização do governo e segurança jurídica e ambiental. Esperamos, inclusive, participar de novas concorrências para áreas próximas a Saracá-Taquera”, frisou.

Segundo o diretor-geral substituto do SFB, Marcus Vinicius Alves, a assinatura dos contratos é um momento a ser comemorado. “Por toda a complexidade envolvida, a concessão florestal ainda é um processo incipiente no Brasil. Com a assinatura destes novos contratos, somados aos das florestas de Altamira e Crepori, que deverão ser assinados em breve, vamos triplicar a área de florestas públicas federais destinadas ao manejo sustentável”, afirmou.

A Floresta Nacional Saracá-Taquera, localizada nos municípios de Terra Santa, Oriximiná e Faro, possui 440 mil hectares, dos quais cerca de 130 mil estão disponibilizados para a concessão florestal. Os primeiros contratos de concessão da Flona foram assinados no ano de 2010. 


Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia