O troféu mais cobiçado do mundo- a Taça da Copa do Mundo- esteve de passagem em Porto Velho neste fim de semana evai percorrer, até o início da competição, todas as capitais brasileiras.
Confeccionada em 6 quilos de ouro maciço, o objeto esteve disponível para visitação de toda a população da capital e turistas. A exposição realizada no domingo, das 09 h às 21 h aconteceu no Mercado Cultural, um dos cartões postais da cidade. A organização do Tour da Taça estima que cerca de 15 mil pessoas passaram pelo local.
Foto: Frank Nery/Assessoria
.jpg)
O escolhido para levantar o troféu na capital rondoniense é o campeão mundial e um dos principais ídolos do Corinthians, Rivelino, que dividiu a apresentação com Walter Santos (ex-jogador), homenageado pela Federação de Futebol do Estado de Rondônia, e com a corredora Marinalva da Costa(ex-corredora), indicada pela organização do Tour para receber a medalha,também como homenagem.
Pela primeira vez em Porto Velho, Rivelino disse que está confiante no hexa. “A seleção não tem obrigação de ganhar, mas deve honrar a camisa e lutar por isso, ser campeão é consequência. É claro que em uma copa realizada no Brasil a cobrança é muito maior, pela presença maciça da torcida brasileira”, afirmou o ex-jogador.
A fila de torcedores à espera do momento mágico era grande. Para distrair aos que aguardavam, a Coca-Cola, organizadora do evento, realizou atividades recreativas ao som de Dj’s, com direito a apresentação de dançarinos.
Tour da Taça
O tour mundial teve seu lançamento em 12 de setembro de 2013, partindo do alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. Ao longo de 225 dias, foram 89 países percorridos. Porto Velho foi a 19ª capital brasileira visitada. O troféu segue para Manaus, onde ficará em exposição no dia 19 de maio. O tour termina dia 1º de junho, em São Paulo.
A Polícia Militar, que durante o dia, realizou o patrulhamento na região, informou que até o final da tarde, não tinha registrado nenhum tipo de incidente ou protesto na região do evento, de acordo com o Centro Integrado de Operações(Ciop).
Mas no decorrer do evento, cerca de 100 pessoas manifestaram contra a realização da Copa do Mundo. Parte do grupo estava com o rosto coberto. Bombas de efeito moral foram utilizadas para controlar a situação. Segundo informações da polícia, três pessoas foram presas e dois policiais ficaram feridos.
Segundo a PM, a situação foi controlada por volta das 19h30 (horário local).
Curiosidades
A primeira vez que o Troféu Original da Copa do Mundo da FIFA fez um tour foi em 2006.
Somente campeões mundiais e Chefes de Estado têm o direito de segurar o cobiçado troféu que traz gravado, na parte inferior, o nome e o ano de cada ganhador da Copa do Mundo da FIFA desde 1974.
De acordo com o regulamento, a Taça pertence à FIFA e é entregue ao país campeão, que leva para casa uma réplica folheada a ouro – e não de ouro maciço como a original.