Rondônia, domingo, 24 de setembro de 2017
 
 

Comunidade do Lago Cuniã vai receber projetos da Sema | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Comunidade do Lago Cuniã vai receber projetos da Sema
22/7/2014 - 12:09 - ( Meio-Ambiente )

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), apresenta nesta quinta-feira (24), às  15 horas, no gabinete do prefeito, o detalhamento dos projetos “Manejo e Monitoramento do Pirarucu” e o “Turismo em Base Comunitária”. Tratam-se de duas iniciativas voltadas à comunidade do Lago do Cuniã, parte de uma reserva extrativista, que desenvolve diversos projetos econômicos, entre eles, a captura do pirarucu.

No ano passado, com a diminuição da espécie na região, a Cooperativa dos Agricultores e Pescadores do Lago do Cuniã, assinou um termo suspendendo a pesca comercial deste tipo de peixe por um período de 4 anos para garantia de sua existência. Com isto, a comunidade que depende da atividade econômica precisa buscar outras alternativas para suprir a lacuna financeira deixada entre as famílias que ali residem. 

A iniciativa para realizar um monitoramento do pescado surgiu dos próprios moradores, segundo o secretário de Meio Ambiente, Edjales Benício de Brito. "A Sema vem para colaborar, já que a cooperativa já tem consciência do risco de extinção do pirarucu. Para isto, estamos assinando um convênio no valor de R$ 240 mil reais, oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, onde investiremos em estudos para identificar as causas da redução no número de peixes e ainda realizar a reposição do pescado no lago", explicou Edjales, que garantiu que todo o trabalho será articulado pela própria cooperativa.

Aliado ao projeto de manejo da espécie, a proposta da Secretaria é fortalecer a economia apresentando as oportunidades de negócios na área do turismo. “A comunidade conhece o potencial da região, serão elaboradas propostas para fomento da atividade que pode gerar um complemento na renda dos pescadores locais, e o mais importante, com o envolvimento direto dos cooperados”, concluiu o secretário.
Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia