Rondônia, domingo, 24 de setembro de 2017
 
 

BARCO FEITO COM GARRAFAS PET VIRA MODELO DE SUSTENTABILIDADE E DE ECONOMIA EM JACY | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região BARCO FEITO COM GARRAFAS PET VIRA MODELO DE SUSTENTABILIDADE E DE ECONOMIA EM JACY
5/8/2014 - 17:20 - ( Meio-Ambiente )

Pescadores da região de Jacy Paraná, distrito localizado a 100 quilômetros de Porto velho, estão trocando as embarcações convencionais por uma bem mais econômica e sustentável, é o barco feito com garrafas pet. Além de ter um custo menor para fabricação, a embarcação é ecologicamente correta, uma vez que utiliza garrafas pet, que antes iam para o lixo e demoram mais de 100 anos para se decompor na natureza.

A novidade chegou em Porto Velho na última semana com um curso de cinco dias que ensinou a técnica da construção do barco para moradores de Jacy-Paraná. O curso foi ministrado pela empresa OAK Soluções Ambientais, contratada pela Santo Antônio Energia, e foi uma das ações do Programa de Apoio à Atividade Pesqueira desenvolvido pela concessionária. 


 Barco feito com garrafas pet é modelo de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente - Foto: Cleris Muniz/Ag. Imagem News

O curso orientou com relação à importância da reciclagem, ensinou a coletar as garrafas e cortá-las em filetes proporcionando a construção de cestas para lixo, cadeiras e sofás. Mas o ponto alto das aulas foram os ensinamentos de todo o processo que envolve a construção do barco que também utiliza madeira e um motor. O curso foi aplicado a 12 pessoas. “As embarcações possuem laudo de Engenheiro Naval e são registradas na Agência fluvial de Porto Velho e, portanto, estão de acordo com as exigências técnicas da Marinha Brasileira, inclusive com relação à segurança”, asseverou o professor Eduardo Carvalho, da OAK, que é pioneiro no Brasil na confecção deste tipo de barco.
 
As aulas terminaram na última sexta-feira. Foram utilizadas duas mil garrafas pet, recolhidas nas escolas de Jacy.  Foram construídos dois barcos de 3,60 m de comprimento, quase 2 m de largura e 210 quilos cada um, com capacidade para um tripulante e cinco passageiros. Cada barco é cerca de 30% mais barato que uma embarcação convencional com as mesmas características.

 Barco é seguro e segue recomendações da Marinha - Foto: Cleris Muniz/Ag. Iamgem News 

No fim de semana , o Jacy Pet1 e o Jacy Pet 2 - que são os nomes dos barcos- receberam o licenciamento junto à Marinha e a chamada “certidão de nascimento”, com o número de série, e, finalmente, ganharam as água do rio Jacy ao som de muitos aplausos.

Um dos barcos será entregue para a Associação Rural de Jacy-Paraná que já está se organizando para providenciar cursos de pilotos para a comunidade. A associação pretende ainda realizar palestras sobre educação ambiental culminando com excursões curtas no rio Jacy. O outro barco será dado para a ONG CPPT Cuniã.

Fonte : Assessoria    Autor : Imagem News com Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia