Rondônia, quinta-feira, 23 de novembro de 2017
 
 

IFRO reúne atletas medalhistas na fase regional dos JIFs 2014 | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região IFRO reúne atletas medalhistas na fase regional dos JIFs 2014
12/8/2014 - 10:59 - ( Esporte )

O IFRO (Instituto Federal de Rondônia) reuniu em Porto Velho, na tarde de segunda-feira (11), representantes dos estudantes que ganharam medalhas dos primeiros lugares nos JIFs – Etapa Norte 2014 (Jogos dos Institutos Federais da Região Norte). A competição contou com cerca de 500 atletas das delegações do IFRR, IFAM, IFAP, IFRO e IFPA. No total foram 21 medalhas, sendo doze de ouro, sete de prata e duas de bronze. Na cerimônia realizada na Reitoria estavam presentes sete alunos e cinco professores de educação física, mais o Reitor Écio Naves Duarte. “Tivemos uma participação superior até mesmo às nossas expectativas, pois o Instituto Federal cumpriu o combinado de levar os 80 participantes. E o que vai perdurar será a postura da nossa delegação: respeito, integração, disciplina, exemplo”, avaliou Duarte.
 
Foto: DivulgaçãoDo evento realizado em Boa Vista (RR), no Instituto Federal de Roraima, de 28 de julho a 02 de agosto, o IFRO se classificou para a fase nacional nas seguintes modalidades: futsal e basquete feminino, futsal masculino, tênis de mesa masculino e feminino, xadrez feminino e algumas provas do atletismo. Esta foi a segunda vez que Roraima sediou um evento da Rede Federal, já que em 2005 foram realizados os Jogos dos Centros Federais de Educação Ciência e Tecnologia (JOCAN). Do total de participantes nas etapas regionais dos JIFs, participaram 10 mil atletas em diversas modalidades esportivas.
 
Entre os exemplos da boa representação de Rondônia nos Jogos está o aluno Carlos Araújo que ficou em 1º lugar por equipe no xadrez e a aluna Juli Ronconi, de 17 anos, do Curso Técnico em Alimento, que obteve quatro primeiros lugares: 100m, 200m, 4×100 e 4×400 feminino, e junto com outras atletas do Câmpus Ariquemes bateram a forte equipe do IFAM e de quebra estabeleceram novo recorde para as provas 4×100 e 4×400. Para o treinador, Amisley Araújo, no geral foi um “sucesso a participação do IFRO. A gente tem se destacado nas modalidades individuais e coletivas, e em algumas estamos nos tornando uma das potências. Mesmo tendo dificuldades em relação ao horário para treinamento, uma vez que nossos cursos são em período integral, sobrando para treinar apenas o período da noite. Passamos as orientações para o treinamento dos atletas, mas temos dificuldade em acompanha-los”.
 
Segundo o Professor Amisley, nas aulas de Educação Física se trabalha o conteúdo da própria matéria e são nos momentos de treinamento que se desenvolve a habilidade específica de cada atleta. Para tanto, ele cita o caso de Ariquemes, em que “dois professores acompanham os diversos alunos. E mesmo com as dificuldades em acompanhar temos obtido destaques importantes, inclusive nos Jogos Escolares de Rondônia, o JOER”.
 
Com o segundo lugar no vôlei feminino, Fernanda Gahú, 18 anos, do Curso Técnico em Edificações, explica que mesmo sem se classificar para a fase nacional a equipe do Câmpus Porto Velho Calama continua empenhada para a disputa nos jogos internos. “Ficamos muito tristes, mas por ser a nossa primeira participação no torneio regional, foi boa a nossa classificação. Também tivemos um segundo lugar na disputa do JOER em Porto Velho, contra a Escola José Otino e agora estamos treinando para os JIFROs”.
 
No torneio em Roraima, também teve equipe do IFRO comemorando o bicampeonato. Representando o basquete feminino, a estudante do Técnico em Química do Calama, Thaís Nicácio, 17 anos, explicou que o treinamento continua buscando ainda melhores resultados após ficarem em primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, “estamos com foco agora na fase nacional. Estamos treinando três horas às terças e sextas. No ano passado ficamos em quinto no brasileiro, que é uma competição ainda mais acirrada”.
 
O futsal masculino também garantiu a segunda vitória na etapa regional. De acordo com o acadêmico de Engenharia Agronômica de Colorado, Natanael Maikon dos Santos, 19 anos, na equipe deste estavam também estudantes de Porto Velho. “Os JIFs em Boa Vista foram bem interessante, porque se reuniu todos os Institutos da Região Norte. Há competitividade entre equipes, mas as pessoas são bem amigas umas das outras, o que gera integração mesmo tendo a rivalidade. E os jogos foram muito prestigiados. Nosso último jogo foi contra o Amazonas, mesmo rival do ano passado. Eles estavam com maiores possibilidades de levar o título, pela campanha que fizeram na competição, só que o jogo terminou em 10 a 2 para nós”. Natanael ainda diz que os atletas estão ansiosos aguardando a próxima fase dos Jogos. Em 2013 o IFRO ficou em quarto lugar e mantém a expectativa da disputa da medalha de ouro. “Vamos tentar o primeiro lugar, temos entrosamento, estamos treinando há três anos juntos”, revela ele que na última Etapa Nacional ainda era aluno do Técnico em Agropecuária do Câmpus Colorado.
 
O Professor Juarez Júnior, que coordena a participação do IFRO nos Jogos, informa que os JIFs – Fase Nacional ocorrerão de 19 a 23 de setembro, em Natal, sediado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, quando Rondônia deve levar cerca de 40 atletas. Também participaram da reunião desta segunda os professores Olakson Pedrosa (Câmpus Calama), Armindo Knoll (Câmpus Colorado do Oeste) e Nilza Pereira (Câmpus Ji-Paraná).


Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia