Rondônia, sexta-feira, 26 de maio de 2017
 
 

Projeto semeando sustentabilidade possibilita geração de emprego | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Projeto semeando sustentabilidade possibilita geração de emprego
12/8/2014 - 18:51 - ( Meio-Ambiente )

O Centro de Estudos Rioterra realiza entre os dias 11 e 15 de agosto curso sobre Inventário Florestal para moradores do entorno da Floresta Nacional (Flona) do Jamari, unidade de conservação que abrange os municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim.

A Flona do Jamari foi a primeira unidade do país a realizar concessão pública para uso de seus recursos florestais, incentivando boas práticas de mercado e a fortalecimento da cadeia madeireira no sudoeste da Amazônia.

“O curso de inventário florestal é muito oportuno, pois permite que pessoas que trabalham ou queiram trabalhar com essa atividade na região, possam se qualificar. Isso aumenta as chances de contratação pelas empresas que atuam no setor, pois elas carecem de pessoas treinadas. É um trabalho especializado e que tem um excelente potencial para gerar emprego e renda aqui, devido as concessões”, explica Fabiana Barbosa, presidente do CES Rioterra.

“Um dos maiores problemas enfrentados na exploração madeireira é justamente falta de qualificação de quem está na ponta trabalhando. Esse problema se traduz em mais árvores abatidas que o necessário, maus abates, menor aproveitamento por unidade, maiores danos à floresta, perda de biodiversidade. Queremos contribuir com a política da concessão, mostrando que ela é viável. Mas isso só será possível se houver inclusão social e econômica para quem está ao redor. Por isso fizemos um curso para moradores de Itapuã e Cujubim, embora a procura de universitários tenha sido muito grande”.

O curso é dividido entre teoria e prática. No primeiro dia e segundo dia, o engenheiro florestal e professor da Universidade Federal de Rondônia, Antônio Laffayete, fala sobre “Inventário Florestal”, alterando momentos de teoria e prática. Na quarta-feira, profissionais da empresa MadeFlona, que atuam com manejo florestal na Flona do Jamari, ministrarão aulas sobre “Segurança do Trabalho” e “Qualificação Comercial de Árvores”. Na quinta-feira (14) e sexta-feira (15) serão realizadas práticas sobre identificação de árvores comerciais e uso de GPS e sua utilidade na marcação de árvores para o inventário florestal.

“A área de Educação do CES Rioterra está sendo reestruturada para implementar cursos que tenham maior potencial de geração de renda e emprego para moradores das áreas onde atuamos, sem perder de foco as questões ambientais. Essa é uma forma de atualizar e alinhar o projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Socioambiental com as novas perspectivas propostas para o desenvolvimento destas regiões.”, disse Janaína Alves, responsável pelo setor.

Em setembro estão previstos dois cursos: Manejo de Bacias Hidrográficas e Zoneamento de Propriedades Rurais.

Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia