Rondônia, sábado, 27 de maio de 2017
 
 

Primeiro Fórum Sócio-Ambiental é realizado em Guajará-Mirim | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Primeiro Fórum Sócio-Ambiental é realizado em Guajará-Mirim
18/8/2014 - 10:25 - ( Cidades )

Acontece nos dias 14 e 15 deste mês, o 1º FÓRUM SÓCIO-AMBIENTAL NA FRONTEIRA, o evento acontece na sede da Igreja Batista da Liberdade e será organizado pela Kanindé em parceria com a Prefeitura de Guajará-Mirim, tendo como principal objetivo apresentar os impactos Ambientais e Sociais produzidos pelo fenômeno climatológico do Rio Mamoré e seus afluentes.

De acordo com De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura Dídimo Graciliano de Oliveira, a realização deste evento, é importante para que a população das duas cidades Guajará-Mirim e Guayaramerin/Bolivia conheça mais sobre o desastre produzido pela enchente do Rio Mamoré e seus afluentes, que conjuntamente com autoridades afins, possa elaborar uma solicitação reivindicando providências para minimizar os prejuízos ocasionados pela mesma, através da realização de um documento onde possa registrar a realidade e necessidade nesta situação de calamidade pública que tem passado nossa região.

A Kanindé, acompanha com atenção, os estragos causados pela enchente em Rondônia. A cheia atingiu, principalmente, os municípios do Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim afetando cerca de 97 mil pessoas, ressaltou Ivanete Bandeira, coordenadora da Organização.

“O planejamento de reconstrução é uma exigência do Governo Federal para a liberação dos recursos em regime de urgência, uma vez que foi decretada calamidade pública, tanto no Estado, quanto na capital e nos municípios atingidos”, completa Ivaneide Bandeira, que coordena vários projetos na região. Por lei, o prazo para apresentação do plano de reconstrução, ao Governo Federal é de 90 dias após a publicação do decreto de calamidade. Com isso, ficam permitidas as contratações diretas, sob um rito de transparência e menor preço, e os processos de compras e execução são agilizados.

Os números apresentados pelo município de Nova Mamoré, são impressionantes, de acordo com o Prefeito Laerte Queiroz, mais de 6 mil alunos ficaram fora da escola e foi necessário construir um abrigo para 200 famílias.

No início do mês de abril, o rio alcançou a incrível marca de 14,44 metros e superou a cheia do ano de 2008. Moradores dos bairros atingidos tiveram que buscar abrigos e casas alugadas, e os prejuízos foram incalculáveis.
Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia