Rondônia, quarta-feira, 26 de julho de 2017
 
 

Usina Jirau promove por mais um ano ação educativa no combate às queimadas | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Usina Jirau promove por mais um ano ação educativa no combate às queimadas
27/8/2014 - 16:25 - ( Meio-Ambiente )

Abrindo a temporada de conscientização no combate às queimadas, os alunos da Escola Municipal Flor do Cupuaçu, no assentamento Joana D’Arc, participaram de palestra educativa. A ação, promovida pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), ocorre anualmente nas escolas da área de influência direta e indireta da Linha de Transmissão (LT) da Usina Hidrelétrica Jirau. 

E tem como objetivo informar sobre as consequências negativas geradas pelas queimadas, bem como os procedimentos corretos a serem adotados diante de situações de risco. Este ano, a ação conta com o apoio da Brigada de Emergência da Usina.


 Foto: Assessoria

Durante a palestra, os alunos estiveram atentos a cada informação, transmitida pelo técnico em Emergência da UHE Jirau, Luiz Miguel Cavalcante. A exibição do equipamento de segurança no combate a incêndios, atraiu todos os olhares. E na ocasião, os estudantes também aprenderam os cuidados com a faixa de servidão da LT, área reservada para implantação e manutenção das torres.

Para Luiz Miguel, o ato de levar este conhecimento para sala de aula, contribui na formação dos alunos e os torna multiplicadores. “É de suma importância levar essas orientações para a comunidade escolar. As crianças possuem a mente aberta para receber e passar adiante tudo o que aprendem. Além disso, estarão mais espertas quanto aos riscos causados pelas queimadas e os benefícios proporcionados pela LT da UHE Jirau.”, enfatiza.

A professora do 2o ano, Francélia da Silva Fernandes, acompanhou as crianças durante a palestra educativa e parabenizou a iniciativa do empreendimento. “É mais fácil conscientizar a criança do que o adulto. Esta forma de orientação vem somar ao nosso trabalho na escola. Creio que o mundo será melhor a partir dessa base de ensino.”, avalia Francélia.

A atividade envolveu cerca de 200 alunos, do primeiro ao nono ano, nos períodos da manhã e tarde. A ação educativa também contou com a distribuição de exemplares do Informativo da Linha de Transmissão da UHE Jirau, cuja edição dispõe de informações esclarecedoras sobre os trabalhos nas áreas de influência da LT.

O diretor da escola, Sergimar Ribeiro da Silva, aposta nos bons resultados da ação. “Todo trabalho de prevenção é bem-vindo. A nossa escola está situada em área rural. Por isso, estamos mais sujeitos a nos deparar com situações de risco. E através deste ato de conscientização, certamente teremos bons efeitos.”, acredita.

Assim como a Escola Flor do Cupuaçu, todas as demais escolas situadas na área de influência da Linha de Transmissão da Usina Jirau, estão recebendo esta ação da Energia Sustentável do Brasil. 

O gerente de Meio Ambiente da ESBR, Veríssimo Neto, lembra que nesta época do ano, de julho a outubro, aumentam os problemas provocados pelas queimadas, prejudicando a saúde da população e o meio ambiente. Por isso, a promoção de ações educativas, busca conscientizar e sensibilizar a sociedade quanto às consequências e as formas de prevenção desta prática. “A educação é a base de tudo. É com este propósito que a ESBR desenvolve essa atividade em conjunto com as escolas. Acreditamos e apostamos na formação de informantes a favor do meio ambiente. Que por meio da conscientização e do diálogo, poderão fazer grande diferença.”, destaca Veríssimo.

Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia