Rondônia, terça-feira, 27 de junho de 2017
 
 

Rondônia realiza congresso de meio ambiente | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Rondônia realiza congresso de meio ambiente
3/9/2014 - 17:25 - ( Meio-Ambiente )

A importância da Preservação dos Mananciais Aquíferos em Território Amazônida para a Expansão da Agricultura Familiar é o tema principal do IV Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial que teve início nesta quarta-feira (03) no auditório do SENAC em Porto Velho. O evento se estenderá até sexta-feira e reúne cientistas do meio ambiente de todo o país, além de técnicos e estudantes.

Na cerimônia de abertura os convidados que ocuparam a mesa destacaram a necessidade de conscientização das comunidades com relação à sustentabilidade desde as práticas domésticas, como a separação do lixo, o destino do óleo usado na cozinha ou a economia da água, passando por empresas, escolas e universidades. 

O secretário adjunto de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Francisco Sales, salientou que o Congresso é um fator importante na busca de dados e de soluções para melhoria do comportamento e da vida dos habitantes da região e de todo o país. Lembrou por exemplo, que o Estado sofre com 38% de área desmatada, o que é suficiente para a produção de alimentos, não sendo preciso a continuidade de queimadas, como continua acontecendo. 

Além de Francisco Sales participaram da composição da mesa os reitores da Unir e da Uniron, Berenice Tourinho e Alexandre Porto; Izabel Cristina Silva, coordenadora geral do IV Congresso; Ilton Marques, diretor geral do SENAC; Reinaldo dos Santos; Leonel Bertolin, secretário da Agricultura e de Abastecimento de Porto Velho; José Guilherme Ribeiro, superintendente do Sebrae Mato Grosso e representante do Centro de Referência e Sustentabilidade do Sebrae, instalado em Cuiabá; Vânia Vasconcelos, da Embrapa de Rondônia e José Tarcísio, da Sedam . 

Para Izabel Cristina, o evento promete ser um grande sucesso, especialmente pelos cientistas convidados para a quarta edição do Congresso, que já aconteceu em Fortaleza, Macapá e Manaus. No encerramento da solenidade de abertura a Companhia de Dança Yaporanga fez uma apresentação de Boi Bumbá que empolgou os congressistas.

Aldine Pantoja, Érica Costa, Aga Santos e Alec Castro são os bailarinos da companhia que representaram as figuras da porta estandarte, rainha do folclore, yamporã e o pajé. Para o professor-doutor Flávio Pedro Filho, da Unir, “nem no exterior se vê uma apresentação folclórica tão maravilhosa quanto a esta”, disse empolgado pelo nível da apresentação do grupo. 

As peruanas Rosario Romero Aguilar e Maria del Rocio também elogiaram muito a participação do grupo de dança. Elas atuam na área da saúde e esperam que o Congresso gere muitas respostas necessárias no setor da saúde. “Meio ambiente e saúde são correntes que caminham paralelamente”, observou Rosario, que é assistente social em Lima e veio a Porto Velho especialmente para participar do Congresso.

Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia