Rondônia, quarta-feira, 22 de novembro de 2017
 
 

Onça é transferida para parque de Rio Branco | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Onça é transferida para parque de Rio Branco
19/9/2014 - 09:51 - ( Meio-Ambiente )

Após viver dois anos no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), construído e mantido pela Santo Antônio Energia no campus da Unir, a onça parda Dodge foi transferida na manhã de hoje para o Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco (AC). O animal foi atraído com pedaços de carne para uma caixa construída especialmente para seu transporte que foi feito de caminhonete até a capital acreana.
 

 Foto: Assessoria

Lá, Dodge será recebido pela onça Chitara e,  segundo informações do veterinário do parque Chico Mendes, José da Conceição Guimarães, a expectativa é de que ocorra a reprodução em cativeiro. “Já tivemos reprodução no parque com o nascimento de seis filhotes. Esperamos que o mesmo aconteça com Dodge e Chitara”, explicou.
 
A onça Dodge chegou ao Cetas em julho de 2012 com apenas dois meses e menos de dois quilos. O animal  foi encontrado saudável e sem nenhum indício de maus tratos em uma mata por um sitiante de São Miguel do Guaporé, cidade do Centro Oeste de Rondônia, localizada a 540 quilômetros da capital. O sitiante acionou o IBAMA que resgatou o filhote e o encaminhou para o Centro de Triagem onde ganhou o nome de Dodge. Quando filhote, ele se alimentava  de três em três horas com um leite especial dado com o auxílio de mamadeira, consumindo meio litro de leite por dia. Atualmente, já adulto, consume 3,5 kg de carne por refeição.
 
O Cetas foi construído pela Santo Antônio Energia  em 2009 nas dependências do campus da Unir para receber os animais que necessitavam de cuidados veterinários, resgatados na área da hidrelétrica Santo Antônio e de seu reservatório, e também os animais provenientes de apreensões do Ibama. A função do espaço é receber, avaliar e cuidar dos animais para devolvê-los à natureza, sempre que possível. Desde 2013, com o término das atividades de resgate de fauna na área da hidrelétrica e do reservatório,  praticamente todos os animais que estão no Cetas são provenientes de apreensões e de recolhimentos feitos pelo Ibama. Para se ter uma ideia, dos 80 animais que estão no  Centro de Triagem atualmente, 77 são provenientes do Ibama, mas o espaço é mantido pela Santo Antônio Energia. O local possui recintos específicos para grandes felinos e para diversas espécies de aves, laboratório de exames, enfermaria, sala de raio-X e quarentena climatizada. Trabalham um biólogo, um veterinário, três tratadores de animais e uma auxiliar de serviços gerais. O local não é aberto a visitação.

Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia