Rondônia, segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
 
 

Última etapa de concretagem da hidrelétrica Santo Antônio | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Última etapa de concretagem da hidrelétrica Santo Antônio
27/10/2014 - 16:40 - ( Economia )

Nos próximos quinze dias será iniciada a construção do último bloco de fechamento da Hidrelétrica Santo Antônio que está sendo construída no rio Madeira, a sete quilômetros do centro de Porto Velho. A Santo Antônio Energia e o Consórcio Construtor Santo Antônio vão realizar o lançamento do concreto para implantar a última estrutura de fechamento do barramento da hidrelétrica chamada de barragem de gravidade. Esta unirá o eixo de todas as estruturas da Margem Esquerda (composta pelo vertedouro principal e Casas de Força 2 e 3) com as construções no leito do rio, que abrigam as Casas de Força 4 e 5 e o Sistema Extravasor de Troncos, incluindo todas as obras já concluídas e em operação da Margem Direita do rio Madeira.

Esta obra, que começa a ser construída para o fechamento da barragem, terá uma altura aproximada de 45 metros, o que equivale a um prédio de 15 andares.

Segundo o engenheiro Antônio de Pádua Guimarães, Diretor Técnico da Santo Antônio Energia, o evento é importante.  “Para nós da equipe de Construção é um momento único porque consolida o compromisso com as metas estabelecidas no cronograma de obras que possibilitará o enchimento do recinto e a geração de energia das 18 máquinas instaladas no leito do rio Madeira, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2015”.

Pádua explica ainda que este último trecho a ser construído significa o fechamento total do barramento da Hidrelétrica Santo Antônio. Os serviços de obras civis a serem implementados a partir de então, serão obras secundárias e de acabamento nas estruturas das Casas de Força 4 e 5 e no Extravasor de Troncos. A conclusão completa da hidrelétrica está prevista para novembro de 2016, com o funcionamento de 50 turbinas bulbo, que irão gerar um total de 3.568 MW, o que significa fornecer energia elétrica para mais de 45 milhões de pessoas em todas as localidades que são atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).
 
HISTÓRIA
A Hidrelétrica Santo Antônio começou a ser construída dia 1º de setembro de 2008, com serviços de terraplanagem e escavações em terra e rocha. No dia 17 de julho de 2009 aconteceu o primeiro lançamento de concreto na margem direita do rio Madeira, onde hoje estão situados a Casa de Força número 1, com oito turbinas em funcionamento; o Vertedouro Complementar; e o edifício de Comando.

A Santo Antônio Energia é a empresa responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, a sete quilômetros de Porto Velho (RO). O empreendimento começou a gerar energia no dia 30 de março de 2012, nove meses antes do cronograma original, com o acionamento de duas de suas 50 turbinas do tipo bulbo. O prazo da concessão para utilizar os recursos hídricos do rio Madeira é de 35 anos.

Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : [email protected]
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia