O secretário municipal de Meio Ambiente (Sema), Edjales Brito, e o titular da Secretaria Municipal Extraordinária de Programas Especiais (Semepe), Vicente Bessa, vistoriaram as reformas e receberam as chaves dos prédios do museu e da sede administrativa do Parque Natural, passadas pela empresa Santo Antônio Energia.
Segundo explicou Edjales Brito, as reformas são advindas de compensações ambientais. O museu do acervo biológico será um importante espaço aberto para a visitação e para estudos, composto por espécimes de fauna, flora, solo e ictiofauna existentes dentro da área do próprio Parque. “E a outra obra que estamos vistoriando é da sede administrativa, onde ficarão o núcleo de educação ambiental e os departamentos responsáveis pela administração. Isso faz parte do processo de uso intensivo dos espaços, em que as infraestruturas necessárias ao funcionamento ficam dentro do próprio zoneamento do Parque”, destacou o secretário.
O secretário da Semepe, segmento da administração municipal responsável por monitorar os contratos estabelecidos entre as usinas e a Prefeitura, afirmou que a entrega das chaves finaliza uma etapa do acordo. “Estamos aqui para realizar uma vistoria estrutural. As compensações ambientais em relação ao Parque Natural incluem ainda a doação de móveis e equipamentos para o museu e para a sede administrativa. Isso está sendo aguardado. Esperamos que em 45 dias, no máximo, tudo esteja devidamente concluído”, disse Bessa.