Rondônia, sábado, 27 de maio de 2017
 
 

Ribeirinhos são homenageados com cardápio especial no II Festival “Beradeiro” de Peixes | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Ribeirinhos são homenageados com cardápio especial no II Festival “Beradeiro” de Peixes
5/11/2014 - 17:29 - ( Cultura )
 
Dourado, Tucunaré, Tambaqui e Jatuarana, espécies de peixes que já fazem parte da culinária Rondoniense. Ao molho, assado ou frito eles sempre estão no cardápio, mas na maioria das vezes aos finais de semana. Com o objetivo de incentivar ainda mais o consumo de peixes foi criado o “Festival Beiradeiro de Peixes”, promovido pela Nativus e que está em sua segunda edição.

No ano passado mais de duzentas pessoas participaram e este ano o número deve triplicar devido ao cardápio variado e aos pratos especiais que serão preparados pelo chefe de cozinha Tiago Nunes que também é formando em gastronomia e foi quem criou o Festival. “A minha vontade é que pudéssemos realizar o festival todos os meses, pois o peixe é um alimento riquíssimo. E aqui na nossa região as espécies são muitas. Eu tenho trabalhado estas quatro espécies pela consistência de sua carne e pelo tamanho que facilitam o preparo. Tenho utilizado muitas especiarias como a castanha do Brasil, para dar um sabor mais regionalizado e tem sido um verdadeiro sucesso. Hoje tenho me aprofundado nos sabores e gostos da nossa Amazônia”, relatou Tiago. 

O evento acontecerá na Chácara Terrinha, na Estrada do Areia Branca. “Durante todo o percurso haverá placas indicativas. A Chácara é nas proximidades da fábrica de refrigerantes da Estrada do Areia Branca, não tem como errar. Atrás do convite também colocamos um mapa”, afirma.

Ele destaca que no ano passado incluiu no cardápio, o que ele batizou de “Moqueca Beradeira”, um prato muito elogiado. “É uma moqueca à base de óleo de urucu, jambu, castanha, tucupi e óleo de coco. Ingredientes que fazem parte da mesa dos ribeirinhos, e é justamente uma homenagem a eles esta moqueca especial”, observou. Este ano mais uma vez Tiago homenageia a comunidade ribeirinha, a que mais consome o pescado. “Este ano vamos acrescentar no nosso Festival o Dourado no Tucupi com alguns ingredientes especiais. Será uma surpresa para paladar dos presentes”, disse ele.

Nunes explica que além dos peixes, o Festival oferece uma vasta opção de saladas e outros acompanhamentos. “Não pode faltar aquela farofa especial, os molhos, arroz branco, baião, vinagretes. Tudo isso fará parte do nosso Festival. E será feito com muito carinho. Queremos tornar este Festival um evento tradicional em Porto Velho, parte do calendário gastronômico da cidade”, frisou. 

Os interessados em participar do II Festival “Beradeiro” de Peixes devem ligar no 9217-3390 ou 9207-6150.

Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia