Rondônia, quarta-feira, 18 de outubro de 2017
 
 

ONG Ecoporé, Kanindé e a rede ambiental Friends of the Earth Sweden promovem I curso de viveiristas para indígenas em Rondônia | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região ONG Ecoporé, Kanindé e a rede ambiental Friends of the Earth Sweden promovem I curso de viveiristas para indígenas em Rondônia
7/11/2014 - 18:08 - ( Cultura )

As Terras Indígenas vêm sofrendo com o desmatamento, erosão e perda da biodiversidade devido a crescente pressão pelos recursos naturais.  A partir disso a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé com apoio do Friends of the Earth Sweden, através do projeto Territórios Sustentáveis irá formar, no prazo de 3 anos, 60 indígenas das etnias  Paiter Suruí, Zoró, Karo, Ikolen, Cinta Larga, além de técnicos da própria organização para implantar o reflorestamento em seus territórios e atuar como multiplicadores do conhecimento adquirido nos cursos.  

A primeira atividade consiste na realização do Curso de Viveirista, promovido em parceria com a ONG Ecoporé, por meio do projeto Viveiro Cidadão, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. 

Com carga horária de 24 horas, o curso será ministrado pela equipe da ONG Ecoporé, Técnico Florestal, Derlival Batista e o estudante de Engenharia Florestal da Unir, Romas Silva. 

Será realizado no viveiro de produção de mudas da Ecoporé, localizado em Rolim de Moura/RO e tem como finalidade capacitar agentes locais na produção e cuidados com mudas florestais e agroflorestais. 

Planejamento e instalação de viveiros, quebra de dormência e germinação, propagação vegetativa, tipos de mudas, quais as formas eficazes de propagação de espécies florestais, substratos, métodos de irrigação, coleta e preparo de sementes serão alguns dos temas discutidos no encontro. O curso terá ainda atividades práticas sobre construção e cuidados de viveiros, sementes e produção de mudas, identificação e marcação de árvores matrizes e técnicas de coleta de sementes.

“Não será apenas um curso, onde serão repassados conhecimentos técnicos, mas sim a construção coletiva de conhecimentos e técnicas, a partir do diálogo entre os envolvidos, uma vez que os indígenas já trazem consigo um vasto conhecimento tradicional a respeito das plantas” diz o presidente da Ecoporé, Marcelo Ferronato. “A ideia é que seja um curso prático, onde os próprios indígenas produzam as mudas passando por todas as etapas de produção e que estas plantas, cerca de 10 mil mudas, sejam depois plantadas nas aldeias das etnias presentes no curso por eles próprios”, disse Israel Vale, Biólogo da Associação Kanindé.

Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia