Rondônia, terça-feira, 23 de maio de 2017
 
 

Semed e Instituto Tim promovem o Circulo da Matemática | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Semed e Instituto Tim promovem o Circulo da Matemática
11/11/2014 - 16:48 - ( Cultura )

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está implementando nas escolas Manoel Aparício, Rio Madeira e Maria Isaura o projeto Círculo da Matemática. Iniciado em agosto deste ano com a previsão de encerrar-se em novembro, o Circulo da Matemática é um projeto educacional idealizado pelo Instituto TIM. São aulas de matemática voltadas a alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, segundo uma metodologia cooperativa, participativa e lúdica. 

O método se baseia na abordagem pedagógica criada por Bob e Ellen Kaplan, da Universidade de Harvard, adaptada aos contextos das escolas públicas brasileiras. As aulas são dadas por educadores brasileiros, formados em workshops promovidos pelo Instituto TIM. Os três professores que estão atuando nas três escolas de Porto Velho são todos de Rondônia e foram selecionados pelo instituto.

Por parte da Semed, Tamara Kasper, chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF/Semed), supervisiona os trabalhos que estão sendo implementados. “Esse projeto-piloto não acarreta nenhum custo para o município. Os recursos humanos e os materiais utilizados são disponibilizados pelo próprio Instituto. Um dos fatores que diferencia as aulas do projeto das aulas regulares é a quantidade de alunos envolvidos em cada aula. Os professores trabalham com grupos de no máximo dez alunos. Na escola Aparício estão participando apenas as turmas de terceiros anos. No Maria Isaura também, apenas as turmas de terceiros anos, mas na Escola Rio Madeira estão participando turmas do segundo ao quarto anos. Porque sendo uma escola de menor porte, foi possível inserir todas as turmas em dois turnos”, explicou Kasper.

Segundo Maria de Fátima, diretora da Escola Manoel Aparício, os alunos estão recebendo com satisfação a nova metodologia. “Ficamos felizes em receber esse projeto em nossa escola. Sabemos que a educação necessita de novas metodologias de ensino para empolgar mais aos alunos. Os professores geralmente têm carga horária pesada e isso lhes acarreta dificuldade para a pesquisa de novos métodos. Com o Circulo da Matemática temos percebido que os alunos estão mais interessados e participativos. O grande sonho da educação é de que os alunos se tornem cada vez mais sujeitos de sua aprendizagem, esse método auxilia no alcance desse almejo”, disse a diretora.

Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia