Rondônia, sábado, 27 de maio de 2017
 
 

Prefeitura de Porto Velho vai assumir gestão do Centro Cultural em Nova Mutum | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Prefeitura de Porto Velho vai assumir gestão do Centro Cultural em Nova Mutum
18/11/2014 - 17:26 - ( Cultura )

Até o final deste ano, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural, deverá assumir a administração do Centro Cultural de Nova Mutum (a 100 quilômetros, sentido Acre), construído pelo consórcio Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela obra da Hidrelétrica Jirau. No local, estão guardadas inúmeras peças arqueológicas encontradas na área de construção da usina. Conforme o presidente da Funcultural, Marcos Nobre Júnior, o acervo arqueológico conta um pouco da história dos povos da floresta que habitaram a região – indígenas, pescadores e agricultores, dentre outros. Parte do cervo é composto de peças em cerâmica, barro e artesanatos confeccionados pelos índios. Outra parte está relacionada à lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), como pedaços de trilhos, ferramentas e peças de locomotivas.

Centro Cultural foi construído como parte das compensações. Desde 2011, no entanto, Jirau vinha tentando passar a administração ao Município, como foi acordado, mas a gestão anterior sempre se recusava. “O Centro Cultural foi construído para o Município, por isso vamos assumir e fazer a gestão em parceria com a comunidade do distrito”, disse Júnior.

No último final de Semana, o presidente e técnicos da Funcultural visitaram o local e constataram que faltam alguns reparos no prédio, principalmente na parte da pintura. Foi acordado que Jirau fará as correções necessárias para que a prefeitura assuma o controle. Atualmente, sete moradores de Nova Mutum contratados pelo consórcio cuidam do Centro Cultural.

Galpão e Museu
Ainda conforme o protocolo firmado com o Município, Jirau deve reformar o galpão da antiga estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré localizado no distrito de Abunã, a 220 quilômetros sentido Acre, também como parte das medidas compensatórias para proteção e preservação do patrimônio histórico. Além disso, tem o compromisso de construir o Museu a Céu Aberto da EFMM em Nova Mutum, aonde serão expostas todas as peças catalogadas. De cordo com a ESBR, a reforma do galpão em Abunã foi concluída em 18 de maio de 2012, tendo sido aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Marcos Nobre Júnior também visitou o Galpão em Abunã e segundo ele será concedido prazo para execução de reparos. Quanto ao Museu a Céu Aberto, este ainda será construído, mas ambos serão repassados à responsabilidade da prefeitura. “A gestão do prefeito Mauro Nazif se preocupa com a identidade cultural de quem vive aqui, por isso, a prefeitura vai cuidar desse acervo histórico”, declarou.

Fonte : Assessoria    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia