Rondônia, quinta-feira, 23 de novembro de 2017
 
 

CONSCIÊNCIA NEGRA: BIBLIOTECA MUNICIPAL REALIZA SEMANA DE BEBATES SOBRE O TEMA | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região CONSCIÊNCIA NEGRA: BIBLIOTECA MUNICIPAL REALIZA SEMANA DE BEBATES SOBRE O TEMA
20/11/2014 - 18:31 - ( Cultura )

Porto Velho terá toda uma semana dedicada à Consciência Negra, com realizações de palestras, minicursos, exposições e debates. As atividades acontecerão na biblioteca Francisco Meirelles, de 24 a 28 de novembro, e terão como tema central a questão da discriminação racial. 

Com o slogan “O Mundo precisa querer nos ouvir”, a programação visa envolver toda a sociedade nos debates. A iniciativa é da Prefeitura de Porto Velho e conta com apoio do Instituto de pesquisas de Rondônia (IPRO), do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Afro-Amazônicos (GEPIAA) da Universidade Federal de Rondônia e do Instituto federal de Rondônia (IFRO).

De acordo com o diretor da Francisco Meirelles, Adson Kleber Santos Muniz, é importante trabalhar o tema da consciência negra, principalmente, a discriminação ainda muito presente em Porto Velho e no Brasil. “É um assunto que precisa estar em debate constante. E a biblioteca está com uma cooperação com o Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia. Também de 24 a 28 de novembro acontece na biblioteca, para todos os usuários e população, palestras realizadas pelos acadêmicos da Unir”, afirma o diretor.

Adson Muniz, disse ainda que a Biblioteca tem que ser um ambiente que promove a cultura. “As bibliotecas não podem mais ser vistas como uma extensão da escola, e sim, como um centro de pesquisa, discussão e espaço cultural”, explica Adson.

Programação 
No dia 24 de novembro às 19 horas, na Biblioteca Francisco Meirelles, acontece a abertura do evento com a palestra: Os Discursos do trono sobre a escravidão. Com os palestrantes: José Famir Apontes, Uilian Nogueira e o professor mestre Mauro de Alcântara (IFRO).

Também dá início a Exposição de artes, com a professora Laura Jane Marques e os artistas convidados, Osmaildo Silva, Jorge Rosa e Alessandra Duarte.

Dia 25 de novembro às 19h.30min. 

Local: Acontece concomitantemente no IFRO e no Biblioteca Francisco Meirelles as amostras de Cineclube com o filme: Mississipi em chamas. Debatido pelo professor Uilian Nogueira.

Mostra de cinema: 12 anos de Escravidão. Debatido pela professora mestre Neyla Ocampo. 
Minicurso: “As legislações sobre o Negro ao longo da História”. Ministrante: professor Uilian Nogueira e Prof. Doutor, Marco Teixeira.

Minicurso: “Racismo Ambiental e os Conflitos com populações afrodescendentes”. Ministrante Bernadete Lopes.
Minicurso: “A escravidão no Brasil no segundo reinado”, Ministrante: Professor mestre Mauro de Alcântara. 

Dia 27 de novembro, às 19h 30min. 

Mesa-Redonda: “Racismo e ações afirmativas: O negro e as políticas de Estado no Brasil e em Rondônia”. Participantes: professores Gustavo Gurgel, Bernadete Lopes, Marília Pimentel e Raimundo Jorge.

No dia 28 de novembro, às 19:30, na biblioteca Francisco Meirelles acontece o encerramento do evento, com o professor doutor Marco Teixeira.

Fonte : ImagemNews com Assessoria/Prefeitura    Autor : ImagemNews

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia