Rondônia, quinta-feira, 17 de agosto de 2017
 
 

FETRON conquista direito de usar chancela internacional de Kukkiwon | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região FETRON conquista direito de usar chancela internacional de Kukkiwon
16/12/2014 - 10:54 - ( Esporte )


FETRON conquista direito de usar chancela internacional de KukkiwonOs atletas rondonienses de Taekwondoestão comemorando uma conquista única na modalidade, a de serem os primeirosrepresentantes da modalidade olímpica no Estado a visitarem o Simpósio anualpromovido pela Kukkiwon - World Taekwondo Headquarters, organização que processa ascertificações de DAN (níveis de graduação) do Taekwondo e estásediada na província Gangnam-gu de Seoul, na Coréia do Sul.

A entidade fundada em 1972 realiza pesquisas e semináriosde ensino através da World Taekwondo Academy, que treina e certificainstrutores de todo o mundo.

Robson Oliveira,mestre de Taekwondo, 4º DAN, foi o único representante da Fetron – Federação deTaekwondo de Rondônia no Seminário deste ano e teve a missão de solicitar achancela da marca Kukkiwon. Missão Cumprida. Agorao Estado é uma dos quatro, das Federaçõesbrasileiras que possui essa conquista, os demais são Minas Gerais, São Paulo eSanta Catarina.

A visitaà Coréia do Sul durou 12 dias e contousomente com o apoio de mestres coreanos da modalidade no Brasil, pois a CBTKD - Confederação Brasileira de Taekwondo estápassando por um processo jurídico movido por Rondônia e Minas Gerais sobreimprobidade administrativa, desvio de verbas, afastamento e perseguições aatletas, está sem credibilidade internacional, com isso, a Federação Taekwondode Rondônia – FETRON, passa a ter autonomia para a emissão de certificados degraduação com validação internacional. Não dependendo mais do órgão nacional.

Rondônia no cenárionacional do Taekwondo

A Fetron foi fundada em 2002 e possuihoje aproximadamente 650 atletas filiados. Dois são campões brasileiros naatualidade: Marcelo Tenório, na categoria Master e Carina Simpson, na Juvenil.

Mas, a participação representativa doEstado na modalidade marcial já é tradicional. Três atletas também filiados já figuraram na seleção Brasileira: RenataPereira, Atleta patrocinada pela Eletrobrás-Eletronorte Rondônia, foi a 1ªbrasileira a conquistar pontos no ranking internacional da WTF ficando em 5ºlugar na Copa do Mundo, no Vietnã em 2010.

Outro desportista rondoniense de destaquefoi Breno Pinheiro, atualmente lutando pelo PR. Mais dois atletas do Estadoforam vice-campeões brasileiros universitários: Tiago Teixeira e FagnerCalegário, em 2004.

Mestre RobsonOliveira

A escolha do mestre Robson Oliveirapara representar a Fetron no Seminário do Kukkiwon deste ano não foi ao acaso.Hoje, mestre de 4º DAN é uma das figuras mais representativas da modalidade nocenário Estadual e brasileiro. São 30 anos dedicados ao esporte. A primeiragraduação veio em 1990, quando se tornou o mais jovem faixa preta no Estado;também foi o primeiro a sair de Rondônia para fazer curso de capacitação com ometre Cesar Galvão de Goiânia, que foi nove vezes campeão nacionalconsecutivo. 

Oliveira atuou como instrutor no SESCpor dez anos, onde foi tetracampeão estadual como técnico da Equipe, umaconquista só igualada pela tradicional Academia Elite de Porto Velho. Foiresponsável pelo treinamento de dois vice-campeões brasileiros universitários:Tiago Teixeira e Fagner Calegário e ainda um 3º lugar no Campeonato BrasileiroJuvenil de 2004, o atleta Adriel Breno e diversos outros atletas com expressãoestadual.

Único representante oficial daKukkiwon para Rondônia, podendo examinar e conferir graduações para atletas atéterceiro DAN é graduado em Graduado em Comunicação Social (Publicidade ePropaganda) com ênfase em Marketing Esportivo e em Educação Física pela Unir –Universidade Federal de Rondônia, com Especialização em Metodologia do Ensino,além de cursos de Treinamento Esportivo.


Atualmente Robson ministra aulas aos sábadosna Academia Mestre Martins. Em dezembro de 2016 ele tem como meta realizar oexame para o 5º DAN, na Coréia do Sul, diretamente no Kukkiwon. No mesmoperíodo irá ser capacitado como instrutor e avaliador internacional. Rondôniasó tem a ganhar com atletas tão qualificados e comprometidos.


Fonte : Imagem News    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia