Rondônia, segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
 
 

Agroindústria Familiar revela prosperidade em Médici | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Agroindústria Familiar revela prosperidade em Médici
18/7/2015 - 15:24 - ( Economia )

Atividades do “agroprocessamento”,desenvolvidas por produtores rurais do município de Presidente Médici/RO, estão intensas e em expansão. É a Agroindústria Familiar em destaque no cenário econômico regional com a oferta de produtos como, Iogurte, queijo, farinha de mandioca, rapadura, melado de cana, pimenta e poupas de frutas. De incontestável qualidade e sabor, esses alimentos, além de serem uma alternativa saudável às famílias, cumprem rigorosos procedimentos sanitários de fabricação.

Agroindústria Familiar revela prosperidade em Médici A vocação de produção, o vigor da organização rural e sua relevância para a economia do município têm especial reconhecimento da Prefeitura, que desenvolve políticas de fortalecimento ao setor. O desempenho das famílias que gerem agroindústrias em Médici é acompanhado pela prefeita Lurdinha do Sindicato (PT), que faz vistas aos produtores, troca informações e colhe demandas que podem ser sanadas por meio da administração municipal.

Na linha 132, região do distrito mediciense de Estrela de Rondônia, Adalto Lobo, esposa e filhos produzem a rapadura e melado de cana “Alcateia”. Para atender o comércio local, a família Lobo teve de aumentar o galpão fabril, adquirir maquinários e contratar mão de obra. As instalações são inspecionadas pela Vigilância Sanitária e obedecem a todos os requisitos de higiene. “O ritmo aqui tá acelerado pra gente atender tanta encomenda”, disse Adalto.

O emprego de tecnologia com padrão de alto controle higiênico também foi constatado pela prefeita na usina de beneficiamento de leite, no Setor Muqui. O empreendimento, que leva a marca “Ishiybom”,se destaca pela oferta de iogurte natural com frutas, envasado e rotulado com acompanhamento sanitário. Nas feiras de produtores, nos mercados e em entregas, o alimento tem aceitação que impressiona pela variedade de sabores e quantidades.

Otaviano Dantas planta, colhe e processa a mandioca que faz a farinha “Rondofar”. Mesmo dispondo de maquinários e estrutura predial satisfatórios, ele prefere manter o mesmo volume de entregas. Ocorre que, segundo o produtor, no caso da farinha, aumentar a produção pode significar perda da qualidade e sabor. “A nossa farinha é muito procurada justamente pela qualidade, e esse é um ponto que queremos manter”,disse o farinheiro.

Segundo a prefeita Lurdinha, a Prefeitura prevê parcerias com órgãos técnicos de assistência, para prestar os auxílios necessários. Conforme a gestora, a administração tem fomentado boas práticas de fabricação com tecnologia de processamento dos alimentos e formalização dos microempresários do campo. “É importante que nossos produtores estejam organizados porque essas atividades têm promovido qualidade de vida no sítio e circulação monetária no comércio”, observou.


Fonte : ImagemNews.com.br    Autor : Assessoria/Prefeitura

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : [email protected]
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia