Rondônia, segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
 
 

Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, lança Aranãs, nova cultivar de café de alta produtividade e qualidade de bebida | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, lança Aranãs, nova cultivar de café de alta produtividade e qualidade de bebida
18/7/2015 - 16:46 - ( Economia )

A cultivar, desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, tem também resistência à ferrugem e melhor desempenho na cafeicultura de montanha

O Programa de Melhoramento Genético do Café da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais –EPAMIG, instituição participante do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, desenvolveu mais uma cultivar de café: a MGS Aranãs, lançada durante a Expocafé 2015. O pesquisador da EPAMIG, César Botelho, apresentou a cultivar MGS Aranãs como potencial material genético para a cafeicultura mineira. "A Aranãs é resistente à ferrugem, tem alta produtividade e se destaca por seus grãos graúdos e bebida de qualidade", afirma. 

Pesquisas e melhoramento do café em RondôniaA avaliação de quatro primeiras safras, em área experimental no Vale do Jequitinhonha, apontou produtividade média de 56,48 sacas por hectare e excelente qualidade da bebida. "O nome Aranãs, com significado ‘aves que veem do Sul´, é uma homenagem às comunidades indígenas historicamente ligadas à região", conta.

Segundo o pesquisador, a utilização da Aranãs resulta também na diminuição de custos, uma vez que a característica de resistência à ferrugem permite que os cafeicultores realizem apenas uma aplicação de defensivo ou até mesmo a utilização somente de fungicidas protetores. "E tem o apelo ambiental por permitir usar menos produtos químicos no ambiente. 

A nova cultivar foi registrada no Ministério da Agricultura em novembro do ano passado e, neste ano, estamos fazendo trabalho de divulgação e disponibilização de sementes", explica Botelho. A nova cultivar é indicada para o Sul de Minas e regiões de morro, mas também para a cafeicultura empresarial de áreas mais planas.


Fonte : ImagemNews.com.br    Autor : EMBRAPA CAFÉ

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : [email protected]
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia