Rondônia, terça-feira, 25 de julho de 2017
 
 

Eletrobras Eletronorte alerta para o impacto das queimadas nas linhas de transmissão | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Eletrobras Eletronorte alerta para o impacto das queimadas nas linhas de transmissão
27/8/2015 - 17:40 - ( Meio-Ambiente )

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais – INPE, seis dos nove estados da Amazônia Legal apresentam um aumento nos focos de incêndio em 2015, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números são um alerta especialmente para Rondônia. Mais de oito mil focos de calor já foram registrados no estado, segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental – Sedam.

QUEIMADAS EM RONDÔNIA 2015

Há 25 anos a Eletrobras Eletronorte promove e é também parceira de campanhas de conscientização contra as queimadas em razão dos riscos ao sistema de transmissão, o que pode causar a interrupção no fornecimento de energia para milhares de consumidores.

QUEIMADAS EM RONDÔNIA 2015

Desde o mês de maio as equipes da Regional de Transmissão das Eletrobras Eletronorte em Rondônia estão trabalhando para conscientizar as famílias da zona rural, fazendeiros e escolas da rede pública que estão próximas às linhas de transmissão, sobre os riscos das queimadas.

QUEIMADAS EM RONDÔNIA 2015

De acordo com o coordenador do Meio Ambiente da Eletrobras Eletronorte, Fernando Inácio Borges da Silva Bastos, as linhas e torres estão mais próximas ou dentro de propriedades da zona rural, o que exige o esforço de todos na conscientização. “Realizamos uma intensa campanha de conscientização com essas comunidades, que acabam denunciando qualquer ocorrência, principalmente no mês de agosto, que é mais seco”. 

QUEIMADAS EM RONDÔNIA 2015

Segundo ele, o calor das queimadas gera o superaquecimento dos cabos, provocando seu rompimento. “O excesso de calor pode provocar curtos-circuitos e automaticamente o desligamento de linhas ocasionando falta de energia, o que vai prejudicar toda a comunidade”.

Corrente Contínua
Além do sistema de transmissão em corrente alternada, a Eletrobras Eletronorte transmite energia elétrica em corrente contínua de Rondônia para o Sudeste do Brasil, contribuindo com o abastecimento de energia através do Sistema Interligado Nacional por meio da linha de corrente contínua Porto Velho/Araraquara, em 600 mil Volts (600 kV). Devido ao alto índice de queimadas em Rondônia, esse sistema de Transmissão também pode ser afetado.

Embaixo de linhas de transmissão é proibido provocar queimadas. E no período de estiagem dobra o trabalho das equipes da Eletrobras Eletronorte em relação à prevenção de incêndios sob torres e linhas. Até o mês de outubro, final da campanha, as equipes da Empresa percorrerão 1.300 quilômetros entre Abunã a Vilhena. “A nossa principal preocupação é com a prevenção de focos de incêndio sob os cabos condutores de energia elétrica e, ainda, com a redução de acidentes ao longo das linhas de transmissão. 

A comunidade é a nossa principal parceira. Quando somos acionados vamos até o local imediatamente, e dependendo da gravidade acionamos a equipe do Corpo de Bombeiros para sanar o problema”, explica o eletricista de linhas, Felipe Franco de Lima. Durante a campanha são distribuídos materiais educativos com orientações, além da divulgação do telefone 0800-694040 que é o canal de denúncia de incêndios ou outros riscos elétricos.

Multas e Prevfogo
Em Porto Velho, os bombeiros registram cerca de 40 incêndios por dia. Altas temperaturas, umidade baixa e descuido tem sido uma combinação de alto risco. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, 2015 está sendo atípico em relação aos três últimos anos, com um aumento significativo de queimadas e a maior parte delas resultado de incêndios provocados. 

QUEIMADAS EM RONDÔNIA 2015A média nos anos anteriores para os meses de julho e agosto ficava em torno de 200 focos registrados. Este ano, entre os dias 7 e 11 de agosto, foram 539 focos somente em Porto Velho. Além da capital, Cujubim no Vale do Jamari, Cerejeiras, Vilhena e Jaci- Paraná estão entre as áreas mais vulneráveis as queimadas.

O Prevfogo é um programa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama que atua na promoção, apoio, coordenação e execução de atividades educativas, pesquisa, monitoramento, controle de queimadas, prevenção e combate aos incêndios florestais em todo território nacional. As multas de incêndios criminosos variam de R$ 3 mil a R$ 5 milhões

El Niño
No último dia 4, a Nasa divulgou a previsão de risco de queimadas para a Floresta Amazônica em 2015. Baseados em informações de satélites, os dados indicam que a intensidade de incêndios na região vai variar muito entre as porções leste e oeste da floresta. Com a intensificação do fenômeno El Niño, em 2015, as águas estão mais quentes na superfície do Pacífico, levando à supressão de chuvas no leste da Amazônia e ao aumento do risco de queimadas. Segundo os pesquisadores, se o El Nino continuar a se intensificar, o risco de queimadas também vai aumentar na parte central da Amazônia.




Fonte : ImagemNews.com.br    Autor : Eletrobras Eletronorte

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia