Rondônia, sexta-feira, 26 de maio de 2017
 
 

Samu de Porto Velho é o primeiro da região Norte a implantar o programa Segurança do Paciente | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Samu de Porto Velho é o primeiro da região Norte a implantar o programa Segurança do Paciente
1/10/2015 - 17:13 - ( Cotidiano )

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Porto Velho é o quarto no Brasil e o primeiro da região Norte a implantar o Programa de Segurança do Paciente. O evento aconteceu nessa terça-feira, 29 de setembro com a abertura de uma semana de capacitação para os cerca de 130 servidores, em caráter de escala (conforme estiverem disponíveis).

De acordo com Mara Correa o Samu, é o Ministério da Saúde que informa a qualificação (ranque) do município quanto à preocupação na segurança do paciente. “Vamos dar mais atenção para casos em que durante o transporte há uma queda e demais procedimentos de segurança do paciente durante o translado do local do acidente até a unidade hospitalar e sua medicação. Já fazemos o procedimento correto, mas o programa vem para reforçar a atenção. Vamos identificar os efeitos adversos e combatê-los”, afirma a diretora.

Foto: Cleris Muniz/Ag. Imagem News


A convidada palestrante da programação de abertura foi a biomédica, Vanessa Ezaki. A representante do Ministério da Saúde tanto no Município como Estado deu uma palestra incentivadora, questionando a todos sobre o que poderiam fazer para melhorar no seu ambiente de trabalho e parabenizou o Samu de Porto Velho. Também o doutor Rógeres Barroso da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Base e trabalha no Samu, explicou sobre a norma da Anvisa que regulamenta a segurança do paciente (NSP).

Foto: Cleris Muniz/Ag. Imagem News


A segurança do paciente está baseada em seis passos: Identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; melhorar a segurança na prescrição, na administração de medicamentos; realizar cirurgia segura em sítio cirúrgico, com procedimentos e pacientes corretos; higienizar as mãos para evitar a infecção e avaliar os pacientes com risco de queda, úlcera por pressão, estabelecendo ações preventivas.

Foto: Cleris Muniz/Ag. Imagem News


Hoje o Samu tem seis ambulâncias. Sendo que nas ambulâncias básicas têm o motorista socorrista e técnica de enfermagem e na avançada é composta por médico, enfermeiro, técnico e motorista. 

Foto: Cleris Muniz/Ag. Imagem News


A semana de capacitação termina dia 02 de outubro. Entre os temas abordados estão: Lavagem das mãos e uso do álcool gel; aula prática de técnicas de lavagem de mãos e uso do álcool gel com Taciana Holtz; administração segura de medicamentos com Luciene Carvalho e Marcus Wendel e Protocolo e prevenção de queda com Adenilson Amaral e Eduardo Pinheiro.

Rebeca Barca

Fonte : Imagem News    Autor : COMDECOM PMPVH

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia