Rondônia, terça-feira, 27 de junho de 2017
 
 

Simulador de operação de hidrelétrica instalado na Santo Antônio é o primeiro do Brasil | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Simulador de operação de hidrelétrica instalado na Santo Antônio é o primeiro do Brasil
27/11/2015 - 20:30 - ( Cotidiano )

Um simulador que pode treinar operadores de hidrelétrica em mais de 30 cenários,  permitindo que eles estejam aptos a atuar em situações normais, não usuais e de emergência, foi inaugurado hoje, 26, na Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho. O equipamento foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel.


Instalado no Centro de Qualificação Operacional Santo Antônio, o Simulador de Operação de Usinas é uma ferramenta inédita no país na área de geração de energia hidrelétrica e proporcionará ao profissional vivenciar situações rotineiras e críticas no dia a dia da operação de uma usina, em ambiente virtual, dinâmico e interativo.


“É uma iniciativa importante da Santo Antônio Energia, que permite capacitar mais rapidamente os operadores e mantê-los permanentemente capacitados e aptos a tomarem as melhores medidas quando tiverem qualquer dificuldade nas unidades geradoras”, afirma Braz Campanholo Filho, gerente-executivo do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS. De acordo com Campanholo, isso reflete no sistema porque a geração da usina será aquela programada. “É uma iniciativa fundamental e inédita nas hidrelétricas e que vai refletir na melhoria da operação do sistema integrado brasileiro”, avalia.


O superintendente de Concessões e autorização de Geração da Aneel, Hélvio Guerra, reforça que o uso do simulador para treinar pessoas para operar usina e sistema é fundamental. “O simulador permite que as pessoas sempre estejam preparadas para os eventos, que são, normalmente, novidade que pode gerar algum tipo de dúvida quando ele está operando a usina de fato. Então o simulador é fundamental para a segurança e para que a usina possa operar com toda confiabilidade. É o que a agência reguladora busca: que as pessoas estejam treinadas e o sistema já esteja sempre pronto para reagir de forma adequada às eventualidades”.


Para o gerente de Operação e Manutenção da Hidrelétrica Santo Antônio, Amauri Alvarez, o simulador permitirá compactar o tempo de treinamento. “Eventos que poderiam levar dez anos para ocorrer na operação de uma hidrelétrica, no simulador ele pode ser programado, o que nos leva a dizer que o treinamento de um operador de hidrelétrica no simulador é extremamente reduzido do que em tempo real, além de familiarizar o operador com situações novas”.


O equipamento, instalado no Centro de Qualificação Operacional Santo Antônio, possui a mesma configuração da sala de controle da Hidrelétrica e foi idealizado pela Gerência de Operação e Manutenção da concessionária, desenvolvido em parceria com a Fundação Ezute, instituição especializada na elaboração de pesquisa e projetos para sistemas tecnológicos, com participação intensiva dos profissionais da área de Normatização e Treinamento da Hidrelétrica Santo Antônio.


A inauguração do equipamento contou com as presenças de diretores da Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer, de Operações; Ricardo Barbi, Comercial e Regulatório; Paulo Damião, de Comunicação Corporativa; representantes da Aneel, ONS, UNIR, do governo do estado, prefeitura de Porto Velho, UFRJ, Cemig, Eletrobras Furnas, ESBR, Norte Energia (UHE Belo Monte), Consórcio Construtor Santo Antônio e Grupo Industrial de Montagem – Gicom.​


Fonte : ImagemNews.com.br    Autor : ASSESSORIA - SAE

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia