Rondônia, quinta-feira, 29 de junho de 2017
 
 

Absenteísmo no Serviço Pré-hospitalar de Porto Velho foi tema de doutorado de enfermeira | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Absenteísmo no Serviço Pré-hospitalar de Porto Velho foi tema de doutorado de enfermeira
14/2/2017 - 18:01 - ( Informe a categoria )

Defendendo a tese do Prejuízo do Absenteísmo no Serviço Pré-hospitalar de Porto Velho, Mara Correia, enfermeira do quadro de servidores do município consegue graduação de doutorado em enfermagem pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI). Apresentação da tese aconteceu neste último sábado (04), na cidade de Teresina PI.


Mara Correia com o professor Douglas Ferrari, presidente da SOBRATI durante apresentação de tese em Teresina

Mara Benedicta de Rezende Monte Correia é piauiense da cidade de Piripiri, Enfermeira Formada pela Universidade Federal do Piaui-UFPI turma de 1992, Pós Graduada em Centro Cirúrgico, pela UFPI em 1996, Pós Graduada em Educação Profissional voltada para Enfermagem pela FIOCRUZ, 2003, Pós-graduada em Gestão Emergências no SUS, pelo Hospital Sírio Libanês 2014, Pós Graduada com título de especialista em Terapia intensiva pela SOBRATI em 2013, Mestre em Urgência e Emergência pelo IBRATI- SOBRATI 2014. Atuou no serviço pré-hospitalar por mais de 16 anos, é tutora de APH - Suporte Avançado de Vida pelo hospital alemão Osvaldo Cruz. Foi enfermeira plantonista do Samu de Porto Velho de 2006 há 2013. Em 2013, foi nomeada Gerente de Enfermagem e em Fevereiro/2014 assumiu a diretoria do SAMU PORTO VELHO-RO, cargo exercido até dezembro de 2016.



Em 2013, quando defendeu tese de mestre em Urgência e Emergência, sua pesquisa também foi baseada no serviço onde atuava, pesquisando o perfil do usuário do SAMU192 de Porto Velho. Tais resultados justificaram algumas mudanças pontuais nos atendimento, como exemplo a aquisição de uma ambulância para a maternidade municipal Mãe Esperança o que eliminou muitas demandas de parturientes que recorriam ao SAMU 192.


Ambulância da Maternidade Municipal Mãe Esperança

Com intuito de dimensionar o índice de absenteísmo do serviço pré-hospitalar no Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) de Porto Velho para calcular o prejuízo causado e apontar as correções devidas, Mara Correia, até então na direção do serviço, procurou avaliar motivos e aplicar medidas que pudesse amenizar os números constates de faltas ou atrasos.

Entre familiares e o professor Douglas, após doutorado em Teresina no PI

Foram destacadas durante pesquisas as principais consequências do absentismo; quanto à equipe, a sobrecarga no trabalho, quanto ao serviço, perca na qualidade, quanto ao servidor, à redução no período de férias, quanto ao usuário, insatisfação e acréscimo nas reclamações e quanto à família, prejuízo na renda devido os descontos.

Dentre as medidas adotadas das sugestões contra o absenteísmo foram adotados programas onde o servidor pudesse ser inserido, podendo ser destacado a criação do Núcleo de Educação Permanente (NEP), onde através deste, foram criados diversos programas que interage serviço servidor, serviço, servidor e comunidade, com isso tivemos aumento das participações nas atividades de voluntariado voltado para a comunidade (Samu Noel, Samu Solidário, Samuzinho, etc.). Além disso, foi adotado práticas de valorização de desempenho, melhorias na condição de trabalho e treinamentos contínuos.


Treinamento de pessoal


Projeto SAMU Noel

Em sua gestão a frente do serviço, Mara elevou o SAMU como um dos melhores serviços prestado pela prefeitura, sendo agraciada em outubro de 2016 com o prêmio Ana Nery, honraria concedida aos profissionais de enfermagem que desempenham com destaque seu exercício. 


Prêmio Ana Nery 2016, em Cuiabá MT



Ainda sobre absenteísmo, agora,  a  Doutora Mara destaca que,  para reduzir essa prática  não se faz necessário programas de alto custo, e sim de soluções simples de compartilhamento de problemas e resolutividade na solução de pequenas questões administrativas. 


Com o professor presidente da SOBRATI em 2016 em Porto Velho


Projeto SAMUZINHO



Fonte : Imagem News    Autor : Imagem News

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia