Rondônia, quarta-feira, 18 de outubro de 2017
 
 

HOSPITAL REGIONAL DE EXTREMA REALIZA PRIMEIRA SEMANA DE ENFERMAGEM | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região HOSPITAL REGIONAL DE EXTREMA REALIZA PRIMEIRA SEMANA DE ENFERMAGEM
30/5/2017 - 13:29 - ( Saúde )

Instituida pelo  presidente Juscelino Kubitschek,  através do DECRETO N 48.202/60 em 12 de maio de 1960, em seu artigo primeiro, a Semana de Enfermagem é celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri. 

Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia, já,  Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery ou Ana Néri, foi uma enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil. 






De acordo ao cronograma das atividades, unidades de saúde escolhem uma data especifica durante o mês de maio para prestar homenagem e discutir suas práticas na área da enfermagem. 

Em 2017, o Hospital Regional de Extrema, há aproximados 330 km do centro de Porto Velho no distrito de Extrema de Rondônia, adotou em sua grade a Semana de Enfermagem. 


Direita para esquerda: Antonio Enivaldo (Diretor), Maria Vedano (Vice diretora), Dr. Rafael (Gerente médico) e Mara Benedicta (Enfermeira do HRE)

A Primeira Semana de Enfermagem do HRE, idealizada pela enfermeira Drª  Mara Benedicta  e acatada pelo diretor do hospital, Antônio Enivaldo e pela gerente de enfermagem Mari Alexandre, o evento aconteceu de 23 á 25 de maio. 


Enfermeira Mara Benedicta com a gerente de enfermagem, Enfermeira Mari Alexandre

Durante a Semana foram abordados temas pertinentes a melhorias e cuidados nos atendimentos a pacientes. Profissionais do hospital, da unidade de saúde da  família e estudantes da área de saúde  puderam ouvir e tirar dúvidas com as palestra apresentadas. A  Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – FHEMERON, na ocasião representada pela enfermeira Cleonice Ferraz tratou do tema hemotransfusão e cuidados de enfermagem, representando o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia – Coren-RO esteve a sua presidente Ana Paula Santos Cruz, que  falou sobre a lei do exercício profissional  e  representando o HRE esteve a Enfª Drª Mara Benedicta que apresentou tema sobre a segurança do paciente. 


Enfermeira Cleonice Ferraz da FHEMERON


Palestrante enfermeira Ana Paula, presidente do COREN-RO


Palestrante enfermeira Mara Benedicta do HRE

O HRE, com 33 leitos realiza mais de 100 atendimentos diários, além do distrito de Extrema com quase 10 mil habitantes, e por estar numa área de divisas de estados e fronteira entre países, também recebe pacientes do Acre, Amazonas e Bolívia. Atualmente o hospital realiza tratamento de doenças endêmicas e alguns procedimentos cirúrgicos, possui 03 ambulâncias, por não possuir UTI, quando o quadro apresenta uma gravidade é encaminhado para Porto Velho ou Rio Branco. 



Como proveito sobre a Semana de Enfermagem a ser implantado no hospital, a vice diretora Maria Vedano, informou que já poderá ser adotado a implantação do núcleo de segurança do paciente e novo formulário de chek list para enfermagem. 


Gerente de enfermagem Mari Alexandre, Vice diretora Maria Vedano e enfermeira Mara Benedicta


Presidente do COREN-RO Ana Paula, Vice diretora Maria Vedano e enfermeira Mara Benedicta

Fotos: Cleris Muniz/Ag. Imagem News

Fonte : Imagem News    Autor : Imagem News

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia