Rondônia, sexta-feira, 24 de novembro de 2017
 
 

Pirarucu Rondon passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Pirarucu Rondon passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro
26/10/2017 - 10:52 - ( Informe a categoria )


Foto: Senac ROO prato Pirarucu Rondon passou a compor, em 2017, o Mapa do Turismo Brasileiro, representando o Estado de Roraima com sua gastronomia local. Em 2016, a iguaria foi consagrada o prato oficial da capital porto-velhense, através da Portaria nº 018/GAB/SETUR, publicada no Diário Oficial do Estado.

O Ministério do Turismo divulgou em setembro o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que destaca municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor. Em comparação ao ano passado, o número de regiões turísticas e municípios cadastrados cresceu exponencialmente. Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões, este ano o mapa registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas. O Estado de Roraima mais que dobrou a representatividade no Mapa do Turismo Brasileiro. Em comparação ao ano passado, o Estado passou de 5 para 12 destinos com vocação turística, distribuídos em três regiões.

O prato Pirarucu Rondon foi idealizado pelo chef de cozinha do Senac-RO Manoel Evangelista, que contou com auxílio de outros seis chefes de cozinha da capital no preparo do que se tornou o referencial gastronômico regional. Segundo Evangelista, para criação de um prato típico da cidade, é necessário o envolvimento de mais de um profissional da área para que, com aplicação de conhecimentos diversificados, o produto possa ser comercializado no mercado por um preço acessível, alcançando vários tipos de restaurante.

Um dos maiores peixes encontrados na Amazônia, o pirarucu, é considerado um peixe exótico nos outros estados do País e no mundo, sendo uma marca da culinária local, o que motivou a elaboração de uma refeição que tivesse os traços característicos de Rondônia. O prato oficial da capital, que leva o nome do sertanista Marechal Rondon, compõe atualmente o Mapa do Turismo Brasileiro, que vai impulsionar o turismo gastronômico regional.

Fonte : Imagem News    Autor : Jornal do Brasil

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : atendimento@imagemnews.com
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia