Home Economia 56% dos empresários brasileiros não estudaram finanças

56% dos empresários brasileiros não estudaram finanças

4
0
56% dos empresários brasileiros não estudaram finanças

Uma pesquisa da SumUp revelou que 56% dos pequenos empresários brasileiros nunca buscaram aprender sobre finanças. Mesmo assim, 92% deles gerenciam as finanças de seus negócios.

A falta de tempo foi apontada por 32% dos entrevistados como a principal barreira para buscar esse conhecimento essencial.

Além disso, 19% dos empreendedores citaram a falta de orçamento como um obstáculo para estudar finanças. O cenário econômico instável no Brasil foi mencionado como uma dificuldade por 30% dos participantes.

Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais da SumUp, salientou a importância da educação financeira para o sucesso empresarial.

“Os brasileiros, em sua maioria, empreendem por necessidade, e muitos não tiveram a oportunidade de aprender sobre finanças antes de abrir o próprio negócio.”

Busca por conhecimento é mais comum entre empresários com maior escolaridade

Para adquirir conhecimento, quase metade dos empresários utiliza vídeos ou cursos online | Foto: Reprodução/Unsplash

O estudo destacou ainda que a busca por conhecimento financeiro é mais comum entre empreendedores com maior escolaridade.

Apenas 31% dos que possuem ensino fundamental completo ou incompleto buscaram estudar finanças, enquanto esse percentual chega a 57% entre os que têm pós-graduação.

Para adquirir conhecimento, quase metade dos empreendedores utiliza vídeos ou cursos online.

Em relação às práticas de gestão financeira, 43% dos entrevistados usam anotações manuais e 32% recorrem a planilhas eletrônicas.

A pesquisa sugere que políticas para incentivar a educação financeira poderiam beneficiar significativamente esse grupo, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável.

Quantos empreendedores o Brasil tem?

De acordo com uma pesquisa do Sebrae e Anegepe, publicada em abril, o Brasil abriga aproximadamente 42 milhões de pessoas empreendedoras.

Esse contingente já posiciona o país entre os dez principais em registros de empresas, e pode dobrar em três anos devido ao aumento de interessados em iniciar negócios próprios.

Ao comparar o número de empreendedores com a população total, o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking global, liderado por Equador, Guatemala e Arábia Saudita.

No aspecto de potencial empreendedor, o país é superado apenas pela Índia, que possui 106 milhões de futuros empreendedores.

Fonte: Oficial