Home Noticias 70 anos do Ibirapuera: Rosas de Ouro homenageou parque no Carnaval

70 anos do Ibirapuera: Rosas de Ouro homenageou parque no Carnaval

1
0

São Paulo — Nesta quarta-feira (21/8), o Parque Ibirapuera completa 70 anos. Mas as homenagens ao “parque-símbolo” de São Paulo vem sendo feitas desde o início do ano. Uma das mais emocionantes foi o samba-enredo do Carnaval de 2024 da escola Rosas de Ouro, dedicado exclusivamente ao espaço verde mais amado da cidade.

Intitulada “Ibira 70 – A Rosas de Ouro é São Paulo”, a música destaca a natureza, a “paz em meio ao caos”, o solo ancestral e o “reduto do esporte, da arte e cultura” com aquela batida típica da folia brasileira. Veja a letra completa da música abaixo.

Os autores do samba-enredo foram Marcus Boldrini, Rapha SP e Vaguinho e sua interpretação ficou com Carlos Jr. O desfile, que deixou a escola de samba em 11º lugar na colocação, começou com uma homenagem especial ao parque (assista abaixo).

O Parque Ibirapuera

Localizado na Vila Mariana, na zona sul da capital, o parque foi tombado e declarado patrimônio histórico de São Paulo. Inaugurado em 1954 com 158 hectares (390 acres), teve seus jardins desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes. As construções dos pavilhões que abrigam museus, o auditório, marquise entre outras foram concebidas pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

A partir de 2003, a gestão do Ibirapuera passou a ser realizada pelo Conselho Gestor do Parque Ibirapuera e a administração, pelo Departamento de Parque e Áreas Verdes da Prefeitura de São Paulo. Em 2014 foi criada a Parque Ibirapuera Conservação, organização dedicada a fomentar o engajamento dos usuários do local.

Há cerca de quatro anos, o espaço passou a ser administrado pela Urbia, após processo de concessão à iniciativa privada.

O parque é tão famoso que, só em 2017, recebeu aproximadamente 14 milhões de visitantes, sendo considerado o mais visitado da América Latina.

No último fim de semana, o Ibirapuera recebeu 15 mil pessoas para a apresentação da atriz Fernanda Montenegro, que fez uma leitura dramática de textos da filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908-1986).

Letra completa do samba-enredo Ibira 70:
Amanheceu
Que tal a gente erguer as mãos pro céu
E agradecer a Deus
O prazer de estar aqui
Prepare o seu coração
Sou capaz de apostar
Minha Roseira vai te emocionar

Bom dia, é carnaval!
Vem ver a esperança renascer
Eu vi um lindo sonho florescer
Nós todos somos um
Trazer a paz no caos
Fazer a nossa essência se expressar
O avesso do avesso ser normal
Nesse solo ancestral

Nasce com as flores, quase primavera
Árvore de amores, meu Ibirapuera

É presente que o passado nos deixou
Futuro para sempre a preservar
Espaço verde onde o tempo para
Transforma toda energia do ar
Reduto do esporte, da arte e cultura
Saúde mais pura, corpo e mente sãos
É tão bonito contemplar o infinito
Rosas, pra comemorar, cantar pra você
Chegou a Brasilândia com toda humildade
Mostrando sua identidade

Fonte: Oficial