São Paulo — A menos de um mês do primeiro turno das eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os dois principais nomes da política nacional, têm atuado de maneira diferente nas principais cidades da Grande São Paulo.
Enquanto petistas disputam a agenda do presidente da República para ter sua presença em comícios ainda em setembro em cidades do ABC paulista, Bolsonaro foge de participar ativamente da disputa em Guarulhos, segunda maior cidade do estado.
Se o PT vê com entusiasmo a participação de Lula nas suas campanhas, integrantes do PL já aceitaram a falta de apoio do ex-presidente e falam em postura “sem ressentimento” mirando adesões em um eventual segundo turno.
Apoio tímido
A disputa para à Prefeitura de Guarulhos foi marcada por uma divisão entre partidos de direita. O deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) teve sua candidatura costurada pelo governador Tarcísio de Freitas, da mesma legenda, e recebeu também o apoio de Bolsonaro durante a convenção que o lançou em agosto.
Mas o apoio do ex-presidente foi visto como tímido. Bolsonaro não apareceu mais ao lado do candidato do Republicanos e viu Lucas Sanches, candidato do seu próprio partido, o PL, subir nas pesquisas.
De acordo com o último levantamento do instituto Paraná Pesquisas, Sanches (20,4%) está tecnicamente empatado em segundo lugar com Xerife (17,1%), mas numericamente à frente. Segundo a mesma pesquisa, Elói Pietá (Solidariedade) lidera a disputa na cidade, com 31,4%.
Para as próximas semanas, a campanha de Xerife espera a participação ativa de Tarcísio, mas não existe expectativa da participação de Bolsonaro.
Enquanto isso, integrantes da campanha de Lucas Sanches evitam polemizar o apoio, mesmo que tímido, do ex-presidente ao seu opositor. “Bolsonaro antes de tudo é Tarcísio”, disse uma integrante da equipe de Sanches.
Ao mesmo tempo, a expectativa da campanha é que, em um eventual segundo turno com o candidato do PL contra Pietá, Bolsonaro deva participar ativamente a favor de Lucas.
Disputa por Lula
A presença de Lula está sendo disputada por candidatos do PT principalmente na região do ABC Paulista.
Em São Bernardo do Campo, o último levantamento do Paraná Pesquisas mostra que o deputado estadual petista Luiz Fernando está empatado tecnicamente com Flávia Morando (União Brasil) no terceiro lugar.
Apesar de Luiz Fernando reconhecer as dificuldades da corrida e dizer que essa é a “eleição mais difícil da história na cidade”, o PT aposta em uma presença ativa de figuras conhecidas do partido nas próximas semanas.
Lula deve ir para a cidade que é seu berço político e realizar um comício com o candidato até o fim do mês. O partido prevê também a presença de outras lideranças para tentar alavancar a candidatura. No sábado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai participar de um evento com Luiz Fernando.
No município, o Paraná Pesquisas mostra que Alex Manente (Cidadania) e Marcelo Lima (Podemos) aparecem respectivamente na primeira e segunda colocação.
A presença de Lula também é esperada com grande expectativa pela campanha de Marcelo Oliveira, candidato do PT em Mauá. O petista aparece em segundo lugar, empatado na margem de erro com Átila Jacomussi (União Brasil).
A ideia é que Lula vá a cidade em um eventual segundo turno, mas figuras como o deputado federal Alexandre Padilha (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já têm datas para visitar a cidade ainda no primeiro turno.
Fonte: Oficial