A Mercedes-Benz vendeu 100 ônibus elétricos urbanos, do modelo eO500U, que vão integrar a frota de transporte de passageiros da cidade de São Paulo. Dessas, 95 unidades foram adquiridas pela Sambaíba Transportes Urbanos para operação na Zona Norte da capital paulista, três unidades para a Viação Santa Brígida e duas para a Viação Gato Preto, que atuam na zona Oeste e Noroeste. As entregas devem acontecer até o início de 2025.
“Essa expressiva venda reafirma, mais uma vez, o êxito do nosso ônibus elétrico no mercado brasileiro, que foi totalmente desenvolvido no país e que vem sendo fabricado na linha de produção 4.0 da planta da empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, neste ano, as entregas continuam, prevendo-se superar as 200 unidades até o final de 2024. Além disso, temos a expectativa de iniciar testes em Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória ainda neste segundo semestre. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano das grandes capitais”, falou.
“É muito significativo expandir a presença da marca em eletromobilidade na cidade de São Paulo, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Isso reafirma o compromisso da Mercedes-Benz de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”, ressalta Walter Barbosa.
“Os benefícios para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão local de CO2, zero poluição do ar e totalmente silencioso, em alinhamento com a estratégia global de práticas ESG da Daimler Buses.”
Características do modelo eO500U
O chassi da linha eO500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carroçarias de até 13,2 metros. Um de seus diferenciais é a autonomia de 250 km, uma das maiores entre os ônibus elétricos no Brasil. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento. O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3, da BorgWarner, é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.
Fonte: Oficial