São Paulo — Os quatro principais candidatos à Prefeitura de Santo André, cidade na Grande São Paulo, participaram nesta sexta-feira (13/9) de um debate promovido pelo portal G1 e que teve como principal alvo o candidato Gilvan (PSDB), apoiado pelo atual prefeito da cidade, Paulo Serra (PSDB), que está no seu segundo mandato e não pode disputar novas eleições ao cargo.
A disputa em Santo André marca também uma divisão na atual gestão, já que o vice-prefeito do município, Luiz Zacarias também é candidato à Prefeitura, mas não conta com o apoio de Paulo Serra.
Além de Gilvan e Zacarias, também participaram do debate Bete Siraque (PT) e Eduardo Leite (PSB).
O encontro entre os candidatos aconteceu horas depois de o instituto Paraná Pesquisas divulgar um levantamento sobre a corrida à Prefeitura da cidade mostrando que Gilvan aparece com 40,4% das intenções de votos, seguido por Bete Siraque (PT) e Luiz Zacarias (PL), que estão com 13,4%. Como a margem de erro é de e 3,8 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados com Eduardo Leite (PSB), que aparece com 12,1%.
No debate, Zacarias tentou se desvincular da gestão que faz parte, afirmando que o prefeito só está “preocupado com o poder”. Questionado sobre a falta de apoio do atual gestor, mesmo estando no cargo de vice, ele disser que se sentiu “desprestigiado”.
Ataques a atual gestão
Enquanto Gilvan, que atuou em cinco secretarias do prefeito Paulo Serra, defendeu a sequência da gestão atual, afirmando inclusive que Serra fará parte ativamente da sua prefeitura, caso seja eleito, os outros três candidatos atacaram o governo em temas como saúde, segurança pública e emprego.
Eduardo Leite questionou a manutenção do mesmo número do efetivo de Guardas Civis Municipais por tantos anos e disse que vai aumentar a quantidade de agentes. A mesma proposta foi assegurada por Bete Siqueira e Zacarias. Já Gilvan respondeu aos ataques destacando a implementação do uso de câmeras para monitoramento da cidade.
Durante um confronto direto entre Bete e Gilvan, a petista questionou a defesa do candidato e disse que não sabia sobre “qual cidade o candidato se referia no debate”.
Gilvan também foi indagado por Zacarias sobre não ter tido experiência em eleições anteriores, afirmando que o tucano havia sido escolhido pelo seu “papaizinho”, em referência ao apoio de Paulo Serra. Gilvan justificou sua experiência à frente de cinco secretarias para estar apto ao cargo.
Em outro momento do debate, Eduardo Leite atacou a gestão atual ao afirmar que Gilvan e Paulo Serra “investem muito mais em propaganda do que nas coisas que realmente importam”. O candidato do PSDB rebateu as críticas dizendo que “existe a Santo André que vive, e a Santo André da oposição”.
Debate de propostas
Luiz Zacarias falou em “ouvir a população e os GCMs”. Ele prometeu melhorar a segurança da cidade, o que, segundo ele, também incentivaria a chegada de novas indústrias no município, porque reduziria os valores dos seguros cobrados.
Bete Siqueira destacou que prevê trabalhar em conjunto com o Governo Lula para levar investimentos à cidade. Ela também prometeu políticas específicas de empreendedorismo para as mulheres e jovens.
Já Eduardo Leite falou em criar o programa “Porto Seguro”, em que os passageiros, assim como os usuários de carro de aplicativo, vão poder acompanhar o trajeto do ônibus, o que, segundo o candidato, pode trazer mais segurança para evitar longas esperas nos pontos de ônibus.
Além de defender os feitos da atual gestão, Gilvan afirmou que a cidade vai passar a contar com serviços de quimioterapia e que um novo “Poupatempo da Saúde” será criado no município, caso seja eleito.
Fonte: Oficial