A Kia e a WEG fecharam uma parceria para o fornecimento de soluções de recarga para os primeiros 300 clientes do EV5, primeiro modelo 100% elétrico da marca que chegou ao Brasil na última semana de agosto de 2024. O acordo também inclui a entrega de estações de recarga no modelo WEMOB Wall, de 7kW, em corrente alternada (AC), além de disponibilizar estações de recarga rápida em corrente contínua (DC) de 30 kW, 40 kW, 60 kW e 80 kW também homologadas pela importadora.
As estações de recarga que serão instaladas nas concessionárias da montadora são de 7,4 kW e 22 kW, respectivamente, modelos projetados para atender à demanda de recarga semirrápida dos veículos elétricos.
Os modelos Wall e Parking são soluções desenvolvidas para residências, condomínios e empresas, com capacidade para se conectar à internet e a plataformas de gestão para monitoramento e divisão de custos de consumo entre os usuários. Além disso, oferecem controle de acesso por meio de cartões de proximidade (tags RFID) ou aplicativos móveis, e permitem gerenciar a demanda de energia utilizando o WEMOB Smart Charging System.
A tecnologia do carregador também oferece um aplicativo de monitoramento que possibilita aos clientes da Kia acompanhar as informações das estações de recarga em tempo real e diretamente em seus smartphones, com integração ao Apple CarPlay e Android Auto dos veículos elétricos.
Sobre o Kia EV5
Como uma das principais apostas da Kia para entrar no mercado brasileiro de veículos elétricos, o EV5 se destaca pelo seu “visual abusado” e pela sua tecnologia. Esse SUV mede 4,61 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,71 m de altura e sua distância entre-eixos é de 2,75 m, proporcionando um considerável espaço interno, além de 513 litros de capacidade do porta-malas.
O SUV elétrico está equipado com uma bateria de íons de lítio de 88,1 kWh, que alimenta um motor elétrico de 217 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. De acordo com o Inmetro, o EV5 tem uma autonomia de 402 km, e acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.
Fonte: Oficial