Home Saúde Guarulhos registra queda de 94,6% nos novos casos de dengue

Guarulhos registra queda de 94,6% nos novos casos de dengue

5
0
Guarulhos registra queda de 94,6% nos novos casos de dengue

A cidade de Guarulhos registrou uma queda expressiva de 94,67% nos casos de dengue em um período de aproximadamente dois meses. Em 20 de abril foram registradas 1,5 mil pessoas positivadas para a doença, contra apenas 80 em na última quarta-feira (12).

Todos os serviços de saúde da cidade estão preparados para o atendimento dos casos suspeitos e confirmados de dengue, mas os pacientes com sintomas leves devem procurar uma das 68 Unidades Básicas de Saúde (a UBS Morros está em reforma) quando apresentarem sintomas como febre, dor de cabeça, dor nos olhos, mal-estar, falta de apetite e dor no corpo. Confira os endereços das UBS em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Em situações mais graves, quando há dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, na boca ou nas fezes, tonturas e muito cansaço, os pacientes deverão procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede, cujos endereços estão em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-de-urgencia-e-emergencia-24-horas.

Unidades avançadas desativadas

Devido à diminuição dos casos, a Secretaria da Saúde irá desativar a partir deste sábado (15) as quatro unidades de atendimento a sintomas de dengue anexas às UPAs Paulista, São João e Cumbica, além do PA Paraventi, que funcionaram todos os dias (inclusive aos sábados e domingos), das 7h às 19h, desde o dia 20 de abril.

O serviço foi implantado para reduzir o tempo de espera dos pacientes no auge da epidemia de dengue. A força-tarefa promovida pela Secretaria da Saúde para otimizar o atendimento aos pacientes da cidade recebeu 34.363 pessoas com sintomas da doença. Foram identificados e notificados 6.500 casos e houve o acompanhamento dos munícipes infectados.

Até o momento Guarulhos registra 71.991 casos de dengue e 87 óbitos em decorrência da doença.

Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG