Home Noticias Central de Libras atende eleitores com deficiência auditiva em SP

Central de Libras atende eleitores com deficiência auditiva em SP

4
0
Imagem colorida mostra mulher em frente a fundo branco. Ela tem cabelos loiros na altura dos ombros. Ela veste camisa azul marinho e faz movimento com as mãos - Metrópoles

São Paulo — Começou a funcionar nesta quinta-feira (26/9) o serviço de atendimento de pessoas surdas ou com deficiência auditiva para tirar dúvidas sobre a votação nas eleições no estado de São Paulo.

Para os atendimentos do 1º turno, a central estará disponível até 11 de outubro, das 9h às 19h. Já na sexta (4/10), no sábado (5/10) e domingo (6/10), data da eleição, o funcionamento será das 7h às 19h.

O estado de São Paulo tem 445.464 eleitoras e eleitores que informaram algum tipo de deficiência, conforme dados da página de Estatísticas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre essas pessoas, 25.096 têm deficiência auditiva.

Nas eleições de 6 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) informou que aproximadamente 1.800 pessoas com conhecimento em libras vão atuar nos locais de votação e usarão camisetas específicas de acessibilidade para facilitar a identificação por parte do eleitorado.

Videochamada com intérprete

A Central de Intermediação de Libras permite que a pessoa faça uma videochamada, em tempo real, com um intérprete da língua brasileira de sinais. O TRE-SP orienta a pessoa surda ou com deficiência auditiva a ficar em frente ao celular ou outro dispositivo móvel utilizado na videochamada para que consiga visualizar a sinalização em libras do intérprete. A pessoa ouvinte não precisa aparecer na tela de interação, pois poderá se comunicar com o intérprete por meio do viva-voz do aparelho.

Eleitores da capital podem acessar o serviço por meio do aplicativo CIL-SMPED, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, ou a partir da leitura de um QR Code impresso em cartazes afixados nos locais de votação.

Já o eleitorado do interior poderá se conectar à ferramenta por meio de um link (clique aqui), disponível na página do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) na internet, pelo aplicativo do PoupaTempo e a partir dos avisos com QR Code espalhados nos prédios de votação.

O serviço de intermediação por libras é oferecido desde a eleição de 2020. No entanto, apenas o eleitorado da capital tinha acesso à ferramenta por meio do aplicativo. Um acordo de cooperação técnica firmado em agosto entre o Tribunal e a Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência permitiu a expansão da plataforma para as cidades do interior.

A Central de Intermediação em Libras será habilitada em caso de eventual 2º turno. O serviço está preparado para atender no período de 17 a 27 de outubro, das 9h às 19h, e nos dias 25, 26 e 27 (data prevista do pleito), das 7h às 19h.

Cão-guia

Usuários de cão-guia têm o direito de ingressar ao local e permanecer com o animal durante todas as etapas da votação.

Além disso, a urna eletrônica tem uma nova voz para auxiliar as pessoas cegas ou com baixa visão. As teclas antiaderentes e números em alto-relevo com o alfabeto em braille também facilitam o processo de votação.

 

 

Fonte: Oficial