Com o objetivo de prevenir doenças, orientar com dicas e mapear a saúde dos empregados da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), foi realizada a “Ação em Saúde”, uma atividade que faz parte do projeto “Saúde na Empresa”, desenvolvido pelo setor de Segurança e Saúde Ocupacional. No dia 19 de agosto, atividades como Diálogo de Segurança e Saúde (DDS), mini-palestras com temas voltados ao combate à hipertensão, obesidade e diabetes, foram oferecidas na Usina Hidrelétrica Jirau. Além disso, também foi possível aferir a pressão arterial, fazer o teste de glicemia e calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC).
A ação foi realizada em parceria com a Liga Acadêmica de Endocrinologia de Rondônia e acadêmicos do curso de Medicina das Faculdades São Lucas e Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca). Para o médico da ESBR, Orlando Leite, a iniciativa foi muito positiva. “Esta parceria acaba sendo uma via de mão dupla, contribui para o conhecimento e para a prevenção de doenças”, ressaltou.
No total, 230 atendimentos foram prestados, gerando uma gama importante de informações, que serão tratadas estatisticamente pela Liga Acadêmica de Endocrinologia e resultarão em novas ações de promoção da saúde. Para o gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da ESBR, Oscar Chaves, o trabalho foi de extrema importância. “Adotar uma postura ativa, através do diagnóstico precoce de doenças e aconselhamento médico, é o que fará uma grande diferença na qualidade de vida dos nossos colaboradores”, explicou.