A Randoncorp apresentou o AT4T (Autonomous Technology for Transportation), uma espécie de robô altamente tecnológico com diversas aplicações, entre elas a movimentação de cargas em ambientes restritos. O equipamento, desenvolvido no Brasil, foi apresentado ao público pela primeira vez na 24ª Fenatran, em São Paulo.
A nova tecnologia está baseada em quatro pilares: Hardwares de Alto Desempenho, Sistema de Percepção, Sistema de Tomada de Decisão e Sistema de Controle. Tudo com o objetivo de levar mais agilidade e segurança para ambientes de acesso restrito, como terminais portuários, aeroportos, pátios logísticos e armazéns.
Além do design extremamente futurista, o AT4T chamou a atenção de investidores e do público em geral por sua alta utilização de tecnologia.
Com sensores inteligentes e tecnologias de navegação avançada, o sistema monitora o ambiente em tempo real, ajusta automaticamente a velocidade e executa movimentos com precisão.
Combinando a experiência e pesquisas da Randoncorp, o algoritmo foi projetado para realizar manobras consideradas desafiadoras, como reversão de veículos articulados e estacionamento em qualquer tipo de ambiente, sem necessidade de intervenção humana, evitando também a queima de combustíveis fósseis durante as manobras.
A plataforma AT4T apresenta avanços significativos quando se fala em eficiência logística e segurança para operações em ambientes controlados. Sua aplicação também abrange setores como mineração e agricultura, oferecendo precisão e eficiência em manobras autônomas, qualidades essenciais para atender aos desafios de ambientes complexos e dinâmicos.
Pesquisas em parceria
O AT4T foi desenvolvido à base de cinco anos de pesquisa realizada com a Randoncorp, empresa com sede em Caxias do Sul (RS), em parceria com o Instituto Hercílio Randon (IHR), pioneiro no Brasil como instituição de ciência e tecnologia voltada exclusivamente ao setor automotivo. Com o suporte da Randon, o IHR reúne um núcleo de inovação com aproximadamente 290 pesquisadores dedicados a criar soluções de ponta para a indústria.
A tecnologia apresentada na Fenatran também aproveita a infraestrutura de testes e simulações do Centro Tecnológico Randon (CTR), um dos mais completos da América Latina para validação de veículos e componentes automotivos e industriais.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.
Fonte: Oficial