Ao longo deste mês, a Secretaria de Educação desenvolve diversas ações relacionadas ao Novembro Negro para evidenciar os processos de luta do povo negro contra o racismo e desenvolver políticas educacionais antirracistas e que valorizem a cultura africana e afro-brasileira.
A partir do tema “Todos por uma Educação Antirracista”, as ações acompanham o currículo com base na Lei Federal nº 10.639, sancionada em 2003, e de acordo com a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
A programação voltada aos professores e gestores da rede municipal conta com diversas ações formativas e debates sobre a condição atual da população negra no Brasil, além de promover o reconhecimento da cultura e da ancestralidade dos povos africanos no país.
Nesta quarta-feira (13), das 19h às 22h, acontece a palestra “Diálogos sobre Educação Antirracista na EJA”, no auditório térreo da Secretaria de Educação, para professores e coordenadores pedagógicos que atuam na modalidade. Já na quinta-feira (14), às 8h e 13h, professores de arte se reúnem no teatro do Centro Municipal de Educação Adamastor para o encontro “Educação Antirracista e Arte: um diálogo de possibilidades e urgências”.
No dia 21, quinta-feira, das 8h às 12h, a Secretaria de Educação promove o Fórum de Práticas: Desafios e Possibilidades na Construção de uma Educação Antirracista, destinado aos coordenadores da rede própria e rede parceira. O evento acontece no Teatro Adamastor, com a apresentação de práticas das EPGs D’Almeida Barbosa, Gilmar Lopes, Machado de Assis e Zumbi dos Palmares.
No dia 25, segunda-feira, das 8h30 às 12h, a palestrante Cintia Aparecida da Silva, do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial – NAT nas áreas de Educação e Direitos Humanos do Ministério Público do Estado de São Paulo, aborda o papel da escola na implementação de políticas antirracistas. A formação é destinada aos diretores da rede municipal, e será realizada no auditório da Secretaria de Educação.
Arte: Comunicação-SE/PMG