A Zeekr, montadora chinesa especializada em veículos elétricos premium, apresentou o SUV urbano Zeekr X, com preços, na pré-venda, a partir de R$ 272 mil para a versão Premium, e R$ 298 mil para a versão Flagship (topo de linha).
Pertencente ao Grupo Geely, a Zeekr posiciona o novo modelo na mesma faixa de preços do “primo” Volvo EX30, que pode ser adquirido em versões que variam de R$ 229,9 mil a R$ 299 mil. Os carros dividem a Arquitetura de Experiência Sustentável (SEA), uma plataforma elétrica modular e escalável.
O Zeekr X Premium tem tração traseira, com motor elétrico de 272 cv de potência e 384 Nm (39,1 kgfm) de torque, com aceleração de 0 a 110 km/h em 5,6 segundos. Já a versão topo de linha Flagship é equipada com tração integral, com dois motores elétricos, para uma potência combinada de 428 cv e 543 Nm (55,3 kgfm), e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.
As duas versões são equipadas com bateria de 66 kWh de capacidade. No entanto, a versão Premium apresenta autonomia de 332 km, segundo o ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, enquanto a versão Flagship tem 304 km de alcance pelo mesmo padrão.
Além do Zeekr X, a montadora já disponibiliza no Brasil o Zeekr 001.
Dimensões e acabamento
As duas versões apresentadas compartilham as mesmas características relacionadas às dimensões, sendo 4.432 mm de comprimento, 1.836 mm de largura, 1.572 mm de altura e distância entre-eixos 2.750 mm. O porta-malas tem 362 litros de capacidade, que aumenta para 1.182 litros com os assentos traseiros rebatidos.
Entre as características internas, destacam-se o pacote ADAS completo, seis airbags, sistema de som Yamaha e iluminação ambiente em led.
A diferença está no peso e no acabamento. A versão premium tem 1.855 kg, enquanto a Flagship, 1.960 kg, em razão do motor extra. As rodas são de 19 polegadas em alumínio na versão premium, e 20 polegadas em alumínio forjado na versão topo de linha.
O Zeekr X Flagship conta ainda, como diferenciais, com massagem e climatização nos bancos e opção de cor interior bi-ton, além de capacidade de carregamento em corrente alternada AC de 22 kW. A versão premium tem capacidade máxima de 11 kW (AC). Já em corrente contínua (DC), a capacidade de recarga é de 150 kW nas duas versões.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Oficial