Uma manhã cheia de reflexões e busca por momentos de satisfação, alegria e leveza. Os vice-diretores das escolas próprias e gestores das entidades parceiras da rede municipal participaram nesta sexta-feira (22) de encontro formativo do Programa Saúde na Escola no Centro Municipal de Educação Adamastor. A formação encerrou ciclo de encontros do programa em 2024, marcados por ações de promoção e prevenção à saúde de educandos e educadores.
A psicóloga escolar Roseli Bezerra, do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria de Educação, ministrou a palestra A Escuta como Acolhimento e Autocuidado, pauta que abordou o encontro íntimo do profissional com seus sonhos, desejos, questões da sensibilidade, emoção e sua criança interior.
Na ótica da mitologia grega, segundo a qual os tempos são conceituados como Kronos, o tempo cronológico, linear, Kairós, o tempo com qualidade, das oportunidades, e Aion, o tempo da experiência, da intensidade do tempo vivido, Roseli propôs aos participantes permitir-se tornar esse tempo mais qualificado e usar suas experiências para lidarem com as adversidades do cotidiano escolar.
“É necessário que o gestor possa partir do caos para encontrar o equilíbrio. Muitas vezes não temos controle sobre o que vai acontecer, vivenciamos momentos difíceis, muitas violências, ansiedade, então, tanto para você quanto para o outro, é necessário estar bem, para que você possa ajudar e estar próximo do outro”, observou a psicóloga.
Para sensibilizar os participantes, Roseli apresentou Funga Aláfia, canção e dança de saudação do povo Yorubá, de origem nígero-congolesa, falou dos temas das músicas Epitáfio (Titãs), A Criança que Eu Fui um Dia (Reverb) e Seja Gentil (Kell Smith). O encontro contou ainda com a leitura da história Vazio, de Anna Llenas.
Na segunda parte do encontro os gestores participaram de um circuito de oficinas que proporcionaram momentos de descontração e reflexão com massagem, relaxamento e forró, além de muitas brincadeiras.
Para finalizar, a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Vanessa Andrade, trouxe um momento de reflexão com a música Mudança (Marina Aquino), um hino de autocuidado e autoafirmação que destaca a importância de se colocar em primeiro lugar e a necessidade de cuidar de si mesmo, tanto física quanto emocionalmente, a partir da seguinte consideração: “Seja gentil consigo mesmo, cuide de si e sempre reflita: O que eu posso fazer por mim hoje?”.
Fotos: Camila Rhodes/PMG