A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Celesc lançaram a cartilha orientativa “Instalação de estação de recarga para veículos elétricos”. O objetivo é oferecer informações técnicas e claras sobre as instalações para os interessados, em especial usuários de veículos elétricos, síndicos, profissionais de engenharia e construtoras do ramo imobiliário.
“A demanda crescente pelos elétricos e híbridos mostrou um mercado imobiliário despreparado quando o assunto é recarga”, afirma Marco Aurélio Alberton, da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção (CDIC) da Fiesc. “A falta de informação era o principal problema. A ideia da cartilha é justamente compilar normas já existentes, esclarecer a questão legal para condomínios e também ajudar as construtoras a incorporarem as estações de recargas nos seus lançamentos, com segurança”, diz.
O documento, apresentado ao público em evento na Fiesc, em 22 de novembro de 2024, foi elaborado a partir do grupo de trabalho liderado pela CDIC, da Fiesc, em conjunto com a distribuidora de energia elétrica do estado de Santa Catarina (Celesc), Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).
Informação nunca é demais
A cartilha enfatiza que um sistema elétrico mal projetado pode gerar consequências graves, tanto no âmbito técnico quanto no jurídico, além de representar sérios riscos às pessoas e edificações.
Por isso, o documento é apresentado como um ponto de partida seguro, de acordo com as normas técnicas vigentes, mas que o tema merece acompanhamento para novas legislações e normativas futuras que atualizem as boas práticas.
A cartilha oferece orientação para usuários de veículos elétricos e síndicos, com explicações sobre necessidades jurídicas dos condomínios para a instalação de sistemas de recarga, incluindo a obrigatoriedade da elaboração de um projeto elétrico adequado. Também orienta empresas e profissionais de engenharia sobre as normativas do tema, com instruções normativas da Celesc, detalhando processos e padrões.
O documento também apresenta orientações dos Bombeiros relacionadas à segurança das recargas e dos veículos elétricos, e as medidas que devem ser tomadas em caso de acidentes, e ainda a importância de se realizar inspeções e manutenções preventivas dos sistemas de recarga.
A cartilha orientativa “Instalação de Estação de Recarga para Veículos Elétricos” está disponível gratuitamente.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Oficial