A Iguatemi, empresa do setor imobiliário, anunciou ter fechado um acordo para a compra da fatia da Brookfield nos shoppings Pátio Paulista e Pátio Higienópolis, em São Paulo. O preço estabelecido no memorando de entendimento é de R$ 2,585 bilhões.
Do valor total, 70% terão transferência à vista na data do fechamento da transação. O restante do capital consiste em duas parcelas anuais iguais com correção monetária pela variação do CDI. A Brookfield terá participação de 55,9% no Paulista e de 50,1% no Higienópolis.
Iguatemi tem apoio do Banco do Brasil
O negócio conta com apoio do fundo BB Premium Malls, sob gestão da BB Asset, com aporte total de R$ 800 milhões. Outros sócios dos empreendimentos, com direito de preferência na compra dos ativos, também fazem parte do acordo.
Conforme fato relevante, que é uma obrigatoriedade do mercado de capitais, a partir da assinatura do memorando, as partes vão negociar, de “boa-fé”, os termos e as condições dos documentos definitivos necessários à conclusão da operação.
Esse processo inclui o contrato de compra e venda das participações societárias, que, desse modo, deverá se consolidar até a data-limite de 30 de janeiro de 2025. Além disso, “o fechamento da operação deverá estar condicionado a determinadas condições precedentes usuais em transações dessa natureza.”
De acordo com especialistas, os dois empreendimentos são estratégicos no segmento. Entre as vantagens competitivas está principalmente a localização. Ambos os complexos estão em áreas de alto poder aquisitivo, com fluxo intenso de consumidores, potencial de vendas crescente e baixo índice de vacância, que é o m² vago para locação de lojas.
Negócio ‘imperdível’, diz executivo
O presidente da Brookfield no Brasil, Roberto Perroni (ex-Cyrela), disse ao jornal O Estado de S. Paulo que está confiante no fechamento do negócio. “Quando você vai ter outro shopping da qualidade do Higienópolis e do Paulista à venda? A Multiplan, a Iguatemi, a Allos vão vender seus shoppings principais? Não, ninguém vai. Aqui tem uma oportunidade única, realmente”.
Com especialização em concepção, planejamento, desenvolvimento e administração de shoppings e complexos imobiliários de uso misto, a Iguatemi tinha, segundo o mercado, favoritismo no negócio em razão do perfil alinhado ao público de alta renda e luxo na sua rede de shoppings.
Fonte: Oficial