O European Film Market (EFM), parte do Festival de Cinema de Berlim, anunciou que todos os espaços para expositores estão completamente reservados. O evento ocorrerá de 13 a 19 de fevereiro, e conta com novidades como o EFM Distributor Award e um Innovation Hub, que visam revitalizar a feira.
As exibições no CinemaxX começarão um dia antes, em 12 de fevereiro. Uma nova localização de exibição foi adicionada: a Universidade de Ciências Aplicadas, próxima ao Gropius Bau, sede central do EFM. Outros locais importantes incluem o Centro de Documentação para Deslocamento, o Marriott Hotel e o DFFB.
O EFM Distributor Award, que será entregue pela primeira vez em 12 de fevereiro, reconhece a importância da distribuição de cinema europeu independente e seu papel na diversidade cultural. Um prêmio em dinheiro de 7.500 euros será concedido por um júri de representantes da indústria.
O Innovation Hub ocupará um andar inteiro do Gropius Bau, focando em tecnologias inovadoras e soluções baseadas em inteligência artificial, desde o roteiro até a distribuição. O espaço contará com uma área para expositores, painéis interativos e oficinas práticas lideradas por especialistas renomados.
Tanja Meissner, diretora do EFM, destacou que o objetivo é oferecer uma infraestrutura eficiente e criar oportunidades de negócios e networking. Ela enfatizou a importância de explorar modelos de negócios sustentáveis e promover a diversidade e o compartilhamento de conhecimento entre os participantes.
A diretora do Berlinale, Tricia Tuttle, expressou entusiasmo pelo trabalho de Meissner e sua equipe, ressaltando a necessidade de uma maior sinergia entre o mercado e o festival. Em maio, Tuttle uniu quatro instituições do Berlinale para formar o novo corpo **Berlinale Pro***, com Meissner como diretora, visando fortalecer a colaboração na indústria cinematográfica.