São Paulo – Pré-candidato à Prefeitura da capital, o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) anunciou na lista de nomes que estão elaborando seu plano de governo um ex-secretário da gestão João Doria (ex-PSDB), além de quadros que atuaram em administrações petistas.
Na lista foi citado Daniel Annenberg, nome ligado ao ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), atual vice-presidente da República. Annenberg foi um dos criadores do Poupatempo e comandou a secretaria de Inovação e Tecnologia entre 2017 e 2019, nas gestões de Doria e de Bruno Covas (PSDB).
Eleito vereador pelo PSDB, Annenberg perdeu o seu segundo mandato em 2023 quando foi cassado por infidelidade partidária, após ter trocado o partido pelo PSB fora do período da janela partidária.
A lista de Boulos inclui o médico sanitarista Gonzalo Vecina, que foi diretor-presidente da Anvisa durante o período mais crítico da pandemia de Covid.
Vecina supre uma lacuna deixada por Jean Gorinchteyn, que foi secretário da Saúde do governo paulista na pandemia, e chegou a ser anunciado na pré-campanha no ano passado. Judeu, ele deixou a equipe do psolista pelo fato de Boulos não ter condenado nominalmente o Hamas diante dos conflitos com Israel na Faixa de Gaza.
Rafael Calabria foi outro nome anunciado. Ele é ex-coordenador do programa de Mobilidade Urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Equipe de Boulos
O Metrópoles mostrou que Boulos tem apresentado sua pré-campanha como uma continuidade dos projetos de esquerda na capital, explorando ações bem-sucedidas das gestões Fernando Haddad (PT), Marta Suplicy (PT) e Luiza Erundina (PSol).
Por trás da elaboração do plano de governo há diversos nomes que integraram as administrações petistas na capital, como Cida Perez, ex-secretária de Educação na gestão Marta e uma das responsáveis por implementar os Centros Educacionais Unificados (CEUs) – uma das principais marcas da gestão da petista, que agora é pré-candidata a vice de Boulos.
Também foram anunciados Aldaíza Sposati (ex-secretária das gestões Erundina e Marta), Benedito Mariano (ex-secretário das gestões Marta e Haddad) e Marianne Pinotti (ex-secretária da gestão Haddad).
Além deles, Celso Santos Carvalho, que foi diretor no Ministério das Cidades entre 2005 e 2014, nos governos Lula e Dilma Rousseff, também consta entre os elaboradores do plano de governo.
O plano de governo de Boulos é coordenado pelo deputado estadual petista Antonio Donato e pela psolista Camila de Caso.
Confira os nomes anunciados por Boulos:
- Assistência Social: Aldaíza Sposati;
- Cultura: Joselicio Junior;
- Desenvolvimento Local: Marco Antonio Rocha;
- Direitos Humanos: Nathalia Oliveira;
- Educação: Cida Perez e Daniel Cara;
- Gestão e Inovação: Daniel Annenberg;
- Igualdade Racial: Andreia Batista e Ramatis Facino;
- Meio Ambiente: Eduardo Silva e Celso Carvalho;
- Orçamento Público: Ana Camila Miguel;
- Saúde: Gonzalo Vecina e Marianne Pinotti;
- Segurança Pública: Benedito Mariano;
- Transporte Público: Ana Odila e Rafael Calabria;
- Urbanismo: Raquel Rolnik.
Fonte: Oficial