Investir no futuro das crianças, garantir a ampliação do número de escolas em período integral, oferecer atendimento educacional especializado, além de equipamentos públicos modernos com grande potencial de transformação social, atendimento de excelência e serviços de qualidade com profissionais altamente qualificados foram algumas das ações permanentes da gestão Guti durante os últimos oito anos de governo.
Em que pese a situação de calamidade deixada no final de 2016 pela gestão anterior e um cenário com equipamentos mal conservados, falta de manutenção, escolas de lata e obras paralisadas, a gestão atual não mediu esforços para modernizar próprios públicos e trazer os munícipes para seu efetivo usufruto.
Desde 2017 a cidade de Guarulhos, e mais efetivamente a área da educação, vem sendo impactada com a entrega de mais de 20 obras e equipamentos que oferecem atividades e práticas educativas, esportivas, culturais e de lazer. Dentre elas, merecem destaque a finalização das obras paralisadas dos CEUs Bonsucesso, Continental e Vila São Rafael, além da entrega do CEU São Domingos e das áreas esportiva e de lazer do CEU Ponte Alta, revitalização total do Parque Chico Mendes, reativação da Cidade Mirim – Ayrton Senna da Silva e o primeiro circuito de arvorismo, ambos no Parque Júlio Fracalanza.
Outro compromisso da atual gestão, o restauro do casarão na esquina das ruas Felício Marcondes e Sete de Setembro, na região central, viabilizará o Casarão da Nossa História, um centro de formação e visitação com foco na história da cidade, no resgate de sua população ao longo do tempo, na valorização de pontos turísticos e no próprio projeto de restauro que deu vida ao lugar.
Resultados
Nesse novo cenário, com a extinção das escolas de lata, manutenções de grande impacto em 130 espaços educacionais, entrega de cinco novas escolas e quatro novos CEUs, além da retomada definitiva das obras e da entrega de 18 unidades escolares paralisadas, é possível observar resultados impactantes, dentre os quais a ampliação da rede física, que atualmente conta com 157 unidades próprias e 108 parceiras e a criação do programa Mais Futuro, com a oferta de mais de 100 mil vagas entre cursos e oficinas, divididos em 19 polos de atendimento. Ao todo são cerca de 300 cursos, dentre os quais judô, natação, hidroginástica, caratê, ioga, pilates, balé, música, skate, entre outros, disponíveis para alunos da rede municipal e a população em geral.
Outra marca da garantia de direitos constitucionais empenhada pela atual gestão na rede municipal é o atendimento ofertado a alunos com deficiência em seu processo de inclusão, com 91 polos para atendimento a cerca de 6 mil educandos com deficiência, do Ensino Fundamental e da EJA, tanto por meio do programa Na Diferença se Faz e se Aprende e nas salas de atendimento educacional especializado quanto nas classes bilíngues para surdos.
Somado ao atendimento de mais de 120 unidades da rede municipal que contam com o período integral, os programas Educa Mais e EducaCEU impulsionaram o alcance de 30 mil alunos atendidos, resultando muito mais que a ampliação do tempo de permanência dos educandos nas escolas, antes, uma transformação efetiva na aprendizagem dos alunos com escolas e salas de aula completas.
“A expansão do número de atendimentos em tempo integral ressalta o compromisso da administração em garantir aos estudantes atividades educativas diversificadas no contraturno das aulas, com cinco refeições durante o período de permanência nas escolas, a entrega de ovos de páscoa garantida por lei do prefeito Guti, ações alinhadas à meta de extensão da jornada escolar do Plano Nacional de Educação”, pontua Alex Viterale, secretário de Educação.
Investir no futuro das crianças, com escolas em período integral, acesso e permanência dos alunos com alimentação de qualidade, uniformes e equipamentos tecnológicos é a forma mais justa de garantia de direitos e um futuro com mais equidade para a população da cidade.
Imagens: Diego Secco, Nícollas Ornelas e Fábio Nunes Teixeira / PMG