O índice de atividade industrial da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) mostrou retração de 11,4% da indústria nacional em dezembro ante o mês anterior, na série livre de efeitos sazonais. Na comparação com dezembro de 2023, a queda foi de 7,6%.
O acumulado de 2024 totalizou variação negativa de 4,8%. Na série sem ajuste sazonal, a produção industrial caiu 33,3% em dezembro ante novembro.
Para Virgínia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil, os números ilustram as dificuldades pelas quais a indústria de transformação passou em 2024.
“O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial captou os desafios significativos no lançamento de produtos ao longo do ano”, afirma. “O desempenho de dezembro reforça esse cenário, apresentando retração tanto em comparação com novembro quanto com o mesmo período de 2023 e no acumulado anual.”
Apesar do desempenho negativo da produção industrial brasileira em 2024, Virginia também destaca os pontos de resiliência e inovação do setor no mesmo período.
“O terceiro trimestre de 2024 foi um marco positivo, impulsionado pelo setor de alimentos, que alcançou o melhor desempenho da série histórica nesse período”, disse ela. “Isso demonstra a capacidade da indústria brasileira de se reinventar, mesmo em um ambiente desafiador.”
A CEO da GS1 Brasil reforçou ainda o compromisso da associação de apoiar o setor. “Seguimos confiantes no potencial inovador da indústria brasileira e, em 2025, continuaremos fornecendo indicadores relevantes para auxiliar empresários, entidades e o governo na tomada de decisões estratégicas”, conclui Virginia.
Entenda o índice industrial da GS1 Brasil
O índice de atividade industrial da GS1 Brasil mede a intenção de lançamento de produtos no país, por meio dos pedidos de emissão de códigos de barras feitos pelas empresas. A série livre de efeitos sazonais exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses, de acordo com a associação.
A GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. A entidade conta com cerca de 59 mil associados, que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais.
Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos — incluindo os códigos de barras — e serviços e comunicação na cadeia de suprimentos. Além disso, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística.
Fonte: Oficial