Home Meio-Ambiente Francisco, o Papa defensor do meio ambiente e do equilíbrio climático

Francisco, o Papa defensor do meio ambiente e do equilíbrio climático

3
0
Francisco, o Papa defensor do meio ambiente e do equilíbrio climático

Dentre os muitos legados deixados pelo Papa Francisco, falecido na madrugada desta segunda-feira (21), no Vaticano, está a defesa do meio ambiente e do equilíbrio climático global. Ao longo de seu papado, o pontífice se manifestou em diferentes ocasiões sobre os assuntos, e deixou documentos importantes em relação à temática, incluindo duas encíclicas. 

Confira abaixo alguns desses momentos:

  • Laudato si – Junho de 2015, alguns meses antes da Conferência de Paris, Francisco lançou a encíclica “Laudato Si”, com o título “Sobre o cuidado da Casa Comum”. Neste documento contundente, o papa apelou aos 1,2 bilhão de católicos espalhados pelo mundo para que se juntassem à luta contra as mudanças climáticas. No documento, a primeira Encíclica Papal a tratar do tema, Francisco declarou que a ciência das mudanças climáticas é clara que a que a Igreja Católica considera uma questão moral que deve ser abordada para proteger a Terra e todos os que vivem nela. 
  • Mensagem a líderes globais- Novembro de 2015 – Em visita ao escritório das Naçõe Unidas em Nairobi, Kenya, Papa Francisco exortou os líderes mundiais que se reuniriam em alguns dias na 21ª Conferência do Clima, para que selassem um acordo forte sobre o clima. Na ocasião, ele também deu ênfase na necessidade de se adotar sistemas de energia de baixo carbono e acabar com a “cultura do descarte”, que contribui para as emissões de gases de efeito estufa.
  • Discurso a podutores de petróleo – Junho de 2018 – Papa Francisco se reúne em audiência com participantes do Encontro de Líderes das Principais Empresas de Petróleo e Gás Natural e outras Atividades Relacionadas a Energia. Em sua mensagem, Francisco diz: “A civilização requer energia, mas o uso da energia não deve destruir a civilização”.
Papa Francisco
Para Francisco durante Sínodo da Amazônia, em 2019. Foto: Vatican News.
  • Estabelecimento do Tempo da Criação – 2019 – Naquele ano, a Igreja Católica, por orientação de Papa Francisco, começou a celebrar o “Tempo da Criação” um momento do ano em que a Igreja renova o relacionamento com Deus e se volta ao “cuidado de toda criação”. Em 2015, Papa Francisco já havia estabelecido o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação na Igreja Católica.
  • Sínodo para a Amazônia – Outubro 2019 – Nesta Assembleia dos bispos da Igreja Católica, Papa Francisco fala da “ecologia integral” e de caminhos para pensar transições que permitam a humanidade repensar sua relação com a Mãe Terra. A construção do Sínodo contou com forte participação indígena. Em 2018, Papa Francisco já havia se encontrado com indígenas da América Latina no Peru.
  • Lançamento de filme “A Carta” – outubro  2022 – Lançamento do documentário em que Papa Francisco protagoniza um diálogo direto com cinco pessoas afetadas pela crise climática, incluindo um indígena da Amazônia. O mesmo dia do lançamento do filme, 4 de outubro de 2022, marcou a entrada oficial da Santa Sé no Acordo de Paris.

  • Participação no TED – Outubro de 2020 – Papa Francisco participa de uma iniciativa TED Talk, com vídeo em que fala do “imperativo moral em agir em relação às mudanças climáticas”. 

  • Encontro com cientistas – outubro 2021 – Às vésperas da 26ª Conferência do Clima, que seria realizada em Glasgow, Papa Francisco se reúne com cientistas de todo mundo para entender o que a Ciência prevê sobre o clima e o impacto nos povos indígenas e nos mais vulneráveis. “Herdamos um jardim: não devemos deixar um deserto aos nossos filhos”, disse.
  • Laudato Deum – outubro de 2023 – Papa Francisco publica a segunda Encíclica que fala do tema ambiental e das mudanças climáticas. Com o tema “A Todas as Pessoas de Boa Vontade Sobre a Crise Climática”, a Encíclica Laudato Deum “atualiza” a Laudato Si, de 2015, oferece uma reflexão mais aprofundada sobre as causas e consequências da crise ambiental, relaciona a crise do clima com aumento da pobreza e desigualdades, pede urgência e nos chama à ação.

Nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, no dia 17 de dezembro de 1936, Papa Francisco manteve-se no pontificado por 12 anos. Faleceu às 2h35 (horário de Brasília) desta segunda-feira (21 de abril), em sua residência no Vaticano, aos 88 anos de idade.