Home Saúde Descubra 5 frutas com altas doses de proteína para turbinar sua dieta

Descubra 5 frutas com altas doses de proteína para turbinar sua dieta

3
0
Frutas (Foto: Freepik)

Algumas frutas têm mais proteína do que muita gente imagina e podem ajudar na recuperação muscular. A nutricionista Andrea Delgado, lista cinco frutas com teor surpreendente de proteína, ideais para quem quer fortalecer os músculos sem depender apenas de suplementos.

Essas frutas também são ricas em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais, e o segredo muitas vezes está nas sementes. Delgado explica que ingerir a fruta inteira, e não apenas o suco coado, faz toda a diferença. Veja abaixo a seleção das frutas mais proteicas para incluir no cardápio do dia a dia.

Veja as frutas com mais proteína para fortalecer os músculos

1. Maracujá

Um copo de maracujá pode conter até 5 g de proteína. O segredo está nas sementes, que concentram aminoácidos. Por isso, nada de coar o suco — o ideal é bater a fruta inteira e beber com as sementes. O maracujá também fornece fibras, magnésio e compostos fenólicos, que ajudam na pressão arterial. É uma excelente opção pós-treino.

2. Goiaba

Com cerca de 4 g de proteína por copo, a goiaba também entrega mais que o dobro da quantidade diária recomendada de vitamina C. As sementes são as maiores responsáveis pelo teor proteico, por isso a polpa moída é mais nutritiva que o suco clarificado. Rica em carotenoides, ajuda na recuperação muscular e na prevenção do envelhecimento.

3. Romã

Além de conter 4 g de proteína por copo, a romã é fonte de polifenóis antioxidantes. Suas sementes ajudam na digestão e prolongam a saciedade. Os estudos da Clínica Mayo sugerem que o suco da fruta pode contribuir para manter a pressão arterial e o colesterol sob controle.

4. Jaca

A jaca seca é muito usada na cozinha vegana como alternativa à carne. Quando cozida, ela conserva cerca de 2,5 g de proteína por porção, além de minerais como potássio e magnésio, essenciais para os ossos. É uma opção prática para o dia a dia.

5. Damasco seco

Rico em nutrientes concentrados, o damasco seco oferece até 4 g de proteína por copo. Delgado aponta ainda sua praticidade: “Eles são leves e oferecem mais proteína do que muitas barrinhas comerciais.”

Além disso, o abacate, seja muito nutritivo, contém apenas 1,8 g de proteína por copo. Seu maior valor está nas gorduras monoinsaturadas, não no conteúdo proteico. Para atingir a meta diária, a nutricionista recomenda consumir 1-1,2 g de proteína por kg de peso corporal.

Incluir frutas ricas em proteína pode não parecer suficiente isoladamente, mas, segundo Delgado, elas são fontes naturais de vitaminas, fibras e antioxidantes que não se encontram em suplementos.