A Defesa Civil prevê que o tempo deve permanecer seco na maior parte do estado entre a quinta-feira (17/7) e domingo (20/7 no estado de São Paulo. Segundo o órgão estadual, em comunicado divulgado nesta quarta (16/7), as manhãs devem registrar nevoeiros em diversas regiões e a umidade relativa do ar seguirá baixa, principalmente no interior.
Secura e risco de queimadas
Esse cenário de secura exige atenção especial com a saúde da população e com o aumento do risco de queimadas, principalmente em municípios do interior.
Confira a previsão do tempo para os próximos dias nas regiões do estado, segundo a Defesa Civil:
Região metropolitana de São Paulo
- Os próximos dias serão marcados por tempo seco e predomínio de sol, especialmente entre quinta (17) e sexta-feira (18).
- A presença de céu limpo nas noites favorece a formação de nevoeiros nas primeiras horas da manhã, que se dissipam rapidamente.
- No fim de semana, a nebulosidade aumenta e as temperaturas caem levemente.
- Quinta: mínima de 11°C e máxima de 24°C.
- Sábado: mínima de 11°C e máxima de 19°C.
- O principal alerta está relacionado à baixa qualidade do ar. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias devem redobrar os cuidados.
Baixada Santista
- O tempo segue estável e com sol entre quinta e sexta, com possibilidade de neblina em áreas de serra no início das manhãs.
- No fim de semana, ventos do oceano podem provocar garoa fraca e sensação térmica mais amena.
- Quinta: mínima de 17°C e máxima de 23°C.
- Sábado e domingo: mínimas de 13°C e máxima de 20°C.
Vale do Ribeira e região de Itapeva
- Entre quinta e sexta-feira, o tempo será seco, com neblina nas manhãs.
- A partir de sábado, ventos úmidos do oceano podem provocar garoas isoladas, o que ajuda a elevar a umidade e reduzir o risco de queimadas.
- Sexta: mínima de 9°C e máxima de 22°C.
- Fim de semana: entre 10°C e 21°C.
Litoral norte
- A previsão indica tempo estável e ensolarado até sexta-feira, com neblina em áreas de serra.
- No fim de semana, há chance de garoa e queda na sensação térmica por influência dos ventos oceânicos.
- Sexta: mínima de 12°C e máxima de 24°C.
- Sábado e domingo: mínimas de 11°C e máxima de 21°C.
Serra da Mantiqueira
- O tempo firme predomina até sexta-feira, com nevoeiros no amanhecer.
- A partir de sábado, ventos do sul devem provocar queda nas temperaturas e possibilidade de geada em pontos isolados.
- Sexta: mínima de 9°C e máxima de 21°C.
- Sábado e domingo: mínima de 6°C e máxima de 20°C.
Vale do Paraíba
- A região terá tempo seco e nevoeiros no início da manhã.
- No fim de semana, a nebulosidade aumenta e as temperaturas caem.
- A umidade relativa do ar tende a se elevar, reduzindo o risco de queimadas.
- Sexta: mínima de 11°C e máxima de 26°C.
- Sábado e domingo: mínimas de 11°C e máximas de até 21°C.
Campinas, Sorocaba, Bauru e Araraquara
- Essas regiões não devem sentir os efeitos da mudança nos ventos.
- O tempo permanece seco, com sol forte e sensação de abafamento à tarde.
- O risco de queimadas é elevado.
- Atenção redobrada com áreas de vegetação seca.
- Denúncias de queimadas ilegais podem ser feitas junto aos órgãos ambientais.
Interior — Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto
- Essas regiões seguirão com tempo firme, calor e ausência de chuvas.
- As tardes serão abafadas e a umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 25%, caracterizando estado de atenção ou alerta segundo a Organização Mundial da Saúde.
- O risco de incêndios florestais é crítico.
- Cuidados devem ser redobrados, especialmente em áreas rurais e de mata.
Fonte: www.metropoles.com